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Cibratel
Camboriú
Jardim Regina
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ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CAMBORIÚ
Município de Itanhaém, SP |
Ramal de Juquiá - km 155,277 (1986) |
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SP-0882 |
Altitude: |
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Inauguração: 01.08.1929 |
Uso atual: moradia (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Camboriú foi aberta em 1929, tendo sido uma das primeiras estações
construídas pela Sorocabana após a aquisição da linha. A quilometragem
original era 63,300, e originalmente era apenas uma parada.
Ao lado da estação,
já havia anos, jaziamm os enferrujados destroços da antiga ponte ferroviária sobre
o rio Itanhaém... "Por diversas vezes embarquei
e desembarquei nesta estação. Em um passado distante havia dois desvios
que serviam para cruzamentos e há cerca de 10 anos um desvio foi reconstruído
e ao seu lado foi erigida uma grande plataforma que serviu durante
algum tempo para carregamento de areia (feito por caminhões e pás-carregadeiras),
mas que por motivos ecológicos foi suspenso. Nota-se que a dita cuja
sofreu reformas e há pessoas habitando a mesma e, também, pela quantidade
de vegetação que não mais tráfego de trens. Pelo jeito o negócio do
cimento em Cajati já era... Notem que a foto de 1988 foi tirada de
cima da plataforma destinada ao carregamento da areia" (Hermes
Y. Hinuy, 03/2003).
Em 2010, ficava na
av. Sorocabana, esquina com a av. Padre José de
Anchieta.
Estava descaracterizada e servindo como moradia. sem funcionamento do ramal, os trilhos
estavam cobertos de mato no local.
ACIMA: A familia Sprocati em 1954 na estação de Camboriu (Da pagina do Facebook em 2022, " Memórias de Itanhaem”.
Autora: Denyse Sprocati)
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Construção da estação
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson
Rodrigues; Hermes Y. Hinuy; Adriano Martins; Ricardo Koracsony; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana:
Relatórios oficiais, 1925-69; IBGE, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação ainda era uma graça em 10/10/1988.
Foto Hermes Y. Hinuy |
Estação de Camboriú em 20/04/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Camboriú em 20/04/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2001. Foto Adriano Martins |
A estação em 2002, tendo do outro lado da linha
os destroços da antiga ponte da linha. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 02/2005. Foto Ailton Luiz Gouveia |
A estação em agosto de 2010. Foto Nilson Rodrigues |
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Atualização:
30.05.2022
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