A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Espírito Santo
Cardeal
Chave Stein
...

seção Ituana - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...

 
Sorocabana Railway (1909-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971- c.1990)
CARDEAL
Município de Elias Fausto, SP
Ramal de Piracicaba - km 164,237   SP-1090
Altitude: 628 m   Inauguração: 1909
Uso atual: estação de rádio   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1919
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: "O nosso amigo, Sr. José R. Cardeal, recebeu da Superintencia da Sorocabana Railway uma nota na qual declarava que do dia 1 de janeiro em diante estaria ao dispor do publico a nova estação "Cardeal" na fazenda Santa Idalina de sua propriedade, entre as estações de Indaiatuba e Elias Fausto. Nesse caso é para darmos parabens ao Cardeal por este novo melhoramento" (O Estado de S. Paulo, 17/12/1908). O português

José Rodrigues Cardeal havia mandado erigir uma capela na região. Até 1916, não tinha movimentação de passageiros. Em

AO LADO: Inauguração da estação de Cardeal em lugar da parada em 1919 (O Estado de S. Paulo, 20/6/1919).
1/7/1919, o posto foi elevado à categoria de estação (embora a nota de 1908 fale sobre "estação" e não posto), no mesmo dia em que se inaugurou o prédio definitivo. Aparentemente, o que existia antes era uma construção pequena e rústica, provisória, mesmo. Por muito tempo foi chamada também de Posto Cardeal. O prédio serve hoje como sede de uma emissora de rádio do pequeno distrito de Cardeal. Segundo moradores do pacato local, os trilhos, já eliminados há tempos, teriam sido retirados daquele trecho por volta de 1991. CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adriano Martins)
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Carlos R. Almeida; Alberto del Bianco; José Pinto Siqueira Jr.; Folha da Manhã, 1953; O Estado de S. Paulo, 1908 e 1919; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Cardeal, ainda ativa, sem data. Autor desconhecido

Estação de Cardeal, ainda nos tempos da Sorocabana, sem data. Foto cedida por Alberto del Bianco

Estação de Cardeal, em 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.

Antiga estação de Cardeal, 14/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A plataforma da antiga estação, em 14/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A plataforma da antiga estação, em 14/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Antiga estação de Cardeal, 14/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Cardeal em 30/1/2008. Foto Carlos R. Almeida
 
     
Atualização: 23.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.