|
|
...
Espírito Santo
Cardeal
Chave Stein
...
seção Ituana - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Sorocabana Railway
(1909-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971- c.1990) |
CARDEAL
Município de Elias Fausto, SP |
Ramal de Piracicaba - km 164,237 |
|
SP-1090 |
Altitude: 628 m |
|
Inauguração: 1909 |
Uso atual: estação de rádio |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo
da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e
Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para
trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980.
Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa
Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em
1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos
até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados,
foram retirados pela agora FEPASA. |
|
A ESTAÇÃO: "O nosso
amigo, Sr. José R. Cardeal, recebeu da Superintencia da Sorocabana
Railway uma nota na qual declarava que do dia 1 de janeiro em diante
estaria ao dispor do publico a nova estação "Cardeal"
na fazenda Santa Idalina de sua propriedade, entre as estações
de Indaiatuba e Elias Fausto. Nesse caso é para darmos parabens
ao Cardeal por este novo melhoramento" (O Estado de S.
Paulo, 17/12/1908). O português
|
José Rodrigues Cardeal
havia mandado erigir uma capela na região. Até 1916, não tinha
movimentação de passageiros. Em
AO LADO: Inauguração da estação
de Cardeal em lugar da parada em 1919 (O Estado de S. Paulo,
20/6/1919).
|
1/7/1919, o posto foi elevado à categoria de
estação (embora a nota de 1908 fale sobre "estação"
e não posto), no mesmo dia em que se inaugurou o prédio definitivo.
Aparentemente, o que existia antes era uma construção pequena e rústica,
provisória, mesmo. Por muito tempo foi chamada também de Posto
Cardeal. O prédio serve hoje como sede de uma emissora de rádio
do pequeno distrito de Cardeal. Segundo moradores do pacato
local, os trilhos, já eliminados há tempos, teriam sido retirados
daquele trecho por volta de 1991. CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Carlos
R. Almeida; Alberto del Bianco; José Pinto Siqueira Jr.; Folha
da Manhã, 1953; O Estado de S. Paulo, 1908 e 1919; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Estação de Cardeal, ainda ativa, sem data. Autor
desconhecido |
Estação de Cardeal, ainda nos tempos da Sorocabana,
sem data. Foto cedida por Alberto del Bianco |
Estação de Cardeal, em 1980. Foto José
Pinto Siqueira Jr. |
Antiga estação de Cardeal, 14/03/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A plataforma da antiga estação, em 14/03/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma da antiga estação, em 14/03/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Antiga estação de Cardeal, 14/03/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Cardeal em 30/1/2008. Foto Carlos R.
Almeida |
|
|
|
|
|
Atualização:
23.01.2014
|
|