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(1910-2001)
Pindorama
Catanduva
Catiguá
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2022
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E. F. Araraquara
(1910-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CATANDUVA
(antiga VILLA ADOLFO)
Município de Catanduva, SP |
Linha-tronco - km 159,949 (1933) |
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SP-1117 |
Altitude: 487 m |
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Inauguração: 01.05.1910 |
Uso atual: Secretaria da Cultura (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1948 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1910. O jornal O Estado de S. Paulo anunciava
em 19/8/1909 que "Foram aceitas pelo Governo as denominações
de Pindorama e Catanduva para as estações dos quilômetros
65,880 e 76,700 do prolongamento de Taquaritinga a S. José
do Rio Preto". Então, o nome antigo da vila (Villa
Adolfo) nunca teria sido o da estação.
A cidade teve três prédios diferentes para a estação,
que podem ser vistos ao pé da página. A primeira foi incendiada e ruiu durante uma revolta popular em 1919 (ver caixa abaixo). A segunda foi construída logo após. A terceira e atual foi inaugurada
em 15 de maio de 1948.
As alterações da linha nos anos 1940 e a retificação
do trecho entre Pindorama e Catanduva aberto em 20/10/1953,
bem como o alargamento de bitola em todo o trecho entre Araraquara
e São José do Rio Preto em 1955 não tiraram a
estação do leito original e, em 1955, passou por ali o primeiro trem
já pela bitola larga.
Em 15 de março de 2001, ali parou o último trem de passageiros, vindo
de São José do Rio Preto para Itirapina.
Em março de 2009, o prédio havia sido reformado recentemente
e estava servindo como sede da Secretaria da Cultura do município.
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1911
AO LADO:Mudança de correspondencia para São José do Rio Preto para Catanduva seja por Catanduva e não mais por Bebedouoro (O Estado
de S. Paulo, 31/10/1911). |
ACIMA: A primeira estação de
Catanduva foi incendiada pelo povo em 11 de outubro de 1919, revoltado
com as condições da ferrovia (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Catanduva destruída pelo povo em 1919. Parte do prédio veio abaixo e um dos vagões de primeira classe foi destroçado pela turba. A reportagem conta o caso nove dias depois. E não fique surpreso com a manchete: A palavra "SUCESSOS", naquela época, significava "ACONTECIMENTOS" (do verbo "suceder"). (O Estado de S. Paulo, 19/10/1919)..
1921
AO LADO: A cidade em 1921 (O Estado
de S. Paulo, 25/2/1921). |
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ACIMA: Mapa de Catanduva em 1934, com linha,
estação, pátio e triângulo de reversão (CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (IGC-SP).
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1936
AO LADO: A estação de Catanduva em 1936 (Correio
de S. Paulo, 6/8/1936). |
1938/9
AO LADO: Movimento da estação (O Estado
de S. Paulo, 10/3/1939).
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1939
AO LADO: Troca de agente na estação (O Estado
de S. Paulo, 29/8/1939).
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1939
AO LADO: A EFA e a prefeitura de Catanduva trocam serviços
por terreno em 1939 (O Estado de S. Paulo, 30/12/1939).
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1948
AO LADO: Jornal de 21/3/1948 mostrava novo trem misto
na linha da EFA (Folha da Manhã). |
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1951
AO LADO: Movimento mda estação em 1948 - publivado três anos depois (O Estado de S. Paulo, 26/04/1951) |
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1951
AO LADO: Dados sobre a cidade em 1951 (O Estado de S. Paulo, 26/04/1951) |
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1951
AO LADO: O pátio da estação deverá ser ampliado. Nda fala a respeito do prédio da estação (O Estado de S. Paulo, 03/05/1951) |
ACIMA: Em 10 de setembro de 1955, o último
trem de bitola métrica chega a Catanduva. Notar os dormentes
já com cravos para receber a mudança do trilho para
a bitola larga. Tal seria feito logo depois e pela madrugada adentro.
ACIMA: No dia seguinte em 1955, o primeiro trem da bitola larga chega
a Catanduva, já com os trilhos de bitola larga (Acervo Alberto
del Bianco).
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1959
AO LADO: Abastecimrnto para os carros na estação em Santa Fé do Sul (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959) |
ACIMA: Reforma e ampliação da estação - concorrencia pública em 1965. Supõe-se que as obras foram feitas - não consegui uma confirmação disso (O Estado de S. Paulo, 6/4/1965).
ACIMA: Histórias da outra estação de Catanduva, que foi construída, mas nunca funcionoou CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 27/12/1999).
ACIMA: Chegando a Catanduva (em 2008), observacmos a caixa
d'agua, a passarela e o viaduto metálico curvo sobre a linha,
muito baixo. Logo após a estação existe essa
construção, bonita, até, que não soube
identificar o que era.O curioso é ter uma varanda aberta grande
virada para a linha e em curva ( Texto e fotos Rodrigo Cunha).
ACIMA: A estação de Catanduva em 2022 (Foto do autor do site, na primeira vez que visitou a cidade e a estação em 23/01/2022).
ACIMA: Plataforma da estação de Catanduva em 2022 (Foto do autor do site, na primeira vez que visitou a cidade e a estação em 23/01/2022).
(Fontes: Alejandro Polvorines;
Silvio Rizzo; Mario Sandrini; Alberto del Bianco; Rodrigo Cunha; Rafael
Corrêa; Hermes Y. Hinuy; João Pires Barbosa Filho; O
Estado de S. Paulo, 1909 e 1939; Folha da Manhã, 1948 e 1953;
IGC-SP; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; E. F. Araraquara: Listagem oficial das estações,
1933; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Catanduva. Foto dos anos
1910. Acervo da Secretaria da Cultura da cidade. Reprodução
Rafael Corrêa |
A segunda estação de Catanduva. Foto provavelmente
dos anos 1940. Acervo da Secretaria da Cultura da cidade. Reprodução
Rafael Corrêa |
Ampliação da segunda estação de
Catanduva. Foto provavelmente do início dos anos 1950.
Acervo da Secretaria da Cultura da cidade. Reprodução
Rafael Corrêa |
Fachada da estação de Catanduva, em 1956. Foto
da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, 1958 |
A estação e viaduto sobre a linha, vistas do outro
lado da linha nos anos 1950. Acervo Mario Sandrini |
A estação, vista da cidade nos anos 1950. Acervo
Mario Sandrini |
A estação em 1981. Foto João Pires Barbosa
Filho |
Plataforma da estação de Catanduva em 12/04/2001.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A fachada da estação de Catanduva, em 20/01/2001.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 14/06/2002. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 14/06/2002. Foto Hermes Y. Hinuy
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A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa |
A estação em 10/4/2015. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 29/8/2017. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
13.03.2022
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