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E. F. Araraquara
(1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PINDORAMA
(antiga PALMARES)
Município de Pindorama, SP |
Linha-tronco - km 149,027 (1933)
Linha-tronco (bitola larga) - km 128,327 (1960) |
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SP-2693 |
Altitude: 496 m |
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Inauguração: 31.12.1909 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1909, como Palmares. O jornal O Estado
de S. Paulo anunciava em 19/8/1909 que "foram aceitas
pelo Governo as denominações de Pindorama e Catanduva
para as estações dos quilômetros 65,880 e 76,700
do prolongamento de Taquaritinga a S. José do Rio Preto".
Mesmo com a retificação do trecho entre Pindorama e Catanduva
aberto em 20/10/1953 e o alargamento de bitola em todo o trecho entre
Araraquara e São José do Rio Preto em
1955, a estação continuou no mesmo local. Ainda conservava seus desvios
em 2003.
"Segundo histórias na cidade, o prefeito da cidade,
na época da retificação, lutou muito para que a ferrovia continuasse
passando dentro da cidade, pois a idéia da EFA era desviá-la
para facilitar o tráfego, como ocorreu em várias estações do trecho,
como em Fernando Prestes e outras mais. A campanha de sedução da ferrovia
incluía a promessa de construção de uma estação maior e mais bonita,
ainda que bem longe do centro. O prefeito não caiu na conversa, inclusive
porque o tráfego terminado e gerado na cidade era muito significativo,
e temeu que a distância maior prejudicasse o movimento. Homem de visão..."
(Douglas Razaboni, 07/2005).
Em 2005, desativada já havia vários anos, abrigava uma escola (Centro
Educacional de Ensino Fundamental) do município. "Uma
G12, ainda na última pintura da Fepasa, estava estacionada no pátio
local junto à algumas máquinas socadeiras e niveladoras de linha.
Pelo que me recordo, vi esta mesma locomotiva em 1999, passando pelo
mesmo local tracionando um dos últimos trens de passageiro, com apenas
2 carros, vindos de São José do Rio Preto. Foi uma visão meio bizarra,
aquele trenzinho minúsculo passar apitando sem parar, com meia-dúzia
de gatos pingados lá dentro" (Douglas Razaboni, 07/2005).
Em 2016, a cobertura da plataforma não existia mais e vigas
de madeira ficavam penduradas, oferecendo perigo para quem ali estivesse.
Não devia mais ser escola. Parecia abandonada.
ACIMA: A cidade de Pindorama, revoltada em
1949 com a supressão de alguns trens de passageiros
na cidade (Folha da Manhã, 24/7/1949).
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1951
AO LADO: Retificação de linha entre Pindorama e Uchoa (O Estado de S. Paulo, 15/3/1951). |
ACIMA: Na estação de Pindorama,
carros Budd-Mafersa do trem de passageiros da EFA. Anos 1960
(Autor desconhecido).
ACIMA: Uma Dash-9 de número 9044 passa
ao lado do antigo armazém ferroviário no pátio
de Pindorama (Foto Rafael Corrêa em 2/3/2009).
ACIMA: Junto à estação, um antigo carro de passageiros
de aço Budd, um auto de linha... (Foto Douglas Razaboni, fevereiro
de 2012).
ACIMA: Estação de Pindorama,
2012: cerca de 20 vagões sinistrados largados no pátio. Alguns
ainda contendo produto dentro e exalando cheiro. Muitos vagões rasgados
com riscos de acidentes se algum desavisado for transitar por ali.
O prédio é utilizado pela prefeitura, mas precisa de uma nova pintura.
Na plataforma havia diversos cobertores indicando que indigentes dormem
ali. Como em Eng. Schmitt, as PNs possuem controle manual. Provavelmente,
funcionários da prefeitura e não da concessionária. (Texto e foto
Carlos Roberto Almeida).
ACIMA: Placa
clássica da EFA com o nome da estação em relevo
no concreto (Foto Douglas Razaboni, maio de 2013).
(Fontes: Silvio Rizzo; Rafael Corrêa; Hermes Y. Hinuy;
Douglas Razaboni; Carlos Roberto Almeida; O Estado de S. Paulo, 1909;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958;
Folha da Manhã, 1949 e 1953; E. F. Araraquara: Listagem oficial
das estações, 1933; Guia Geral de Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
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A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1956 |
Estaçào de Pindorama em 12/04/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação em 20/09/2003. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa |
A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa
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A estação, já sem cobertura na plataforma,
em 3/11/2016. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
08.03.2022
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