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(1950/55-2001)
Uchoa
Cedral-mercadoria
Cedral-nova
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Tronco EFA-1970
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Araraquara
(c.1950-1971)
Fepasa (1971-1998) |
CEDRAL-MERCADORIAS
Município de Cedral, SP |
Linha-tronco - km 180,517 (1986) |
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SP-1110 |
Altitude: 564 m |
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Inauguração: c.1950 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1950 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Cedral foi substituída, entre 1950 e 1955, época
da implantação da variante Uchoa-Cedral, por duas estações
na nova linha, ambas em Cedral: a de mercadorias e a de passageiros,
distantes uma da outra cerca de 2,5 quilômetros. A estação de mercadorias
(chamada de Cedral-mercadorias) atendia também passageiros,
mas nela paravam apenas os trens mistos e cargueiros.
Em 1986, ela já estava desativada, em mau estado, e era proposta a
sua demolição pela própria Fepasa.
Em Cedral-mercadorias, o armazém servia em 2009 como depósito
de lixo para reciclagem. A plataforma da antiga estação que acredito
ser igual à de Rio Preto Paulista estava coberta de
mato. Algumas casas ferroviárias também ainda existiam. Parece
ter existido ali um pátio respeitável do qual somente sobrou
a reta.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Rafael Corrêa; Relatório de Instalações
Fixas, Fepasa, 1986; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
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Plataforma coberta de mato. Aí ficava a estação
demolida há tempos. Foto Rafael Corrêa em 03/2009 |
O armazém. Foto Rafael Corrêa em 03/2009 |
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Atualização:
18.02.2018
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