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VXY Mogiana em MG
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(1950/55-2001)
Cedral-mercadoria
Cedral-nova
Engenheiro Schmidt
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Tronco EFA-1970

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
E. F. Araraquara (c.1950-1971)
FEPASA (1971-1998)
CEDRAL-NOVA
Município de Cedral, SP
Linha-tronco - km 180,920 (1960)   SP-1109
Altitude: 544 m   Inauguração: c.1950
Uso atual: moradia (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cedral-nova foi inaugurada entre 1950 e 1955, na variante Uchoa-Engenheiro Schmidt, trecho pronto antes da retificação total até São José do Rio Preto, em 1955. Substituiu a estação original de Cedral, deixada fora da linha, mais para o centro da cidade.

Chamada também de Cedral-passageiros (pois havia a Cedral-
mercadorias), foi desativada por volta de 1976 (ver caixa abaixo, de 1976), e desde então vinha servindo de moradia.

Em
2022 continuava servindo como moradia

1945
AO LADO: Em 1945, a definição da construção da estação nova (Folha da Manhã, 30/8/1945).

1959
AO LADO:
Construção de passagem superior em Cedral-nova (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959)







1962
AO LADO:
Em 1962, reclamações sobre a plataforma ser pequena demais (Folha da Manhã, 20/6/1962).







1976
AO LADO:
"procewsso iniciado", no caso, era o processo para fechamento de estações, onde várias estações já haviam sido ou seriam fechadas (O Estado de S. Paulo, 26/11/1976).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; Rafael Corrêa; Daniel Gentili; Hermes Y. Hinuy; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Folha da Manhã, 1945 e 1962; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

Plataforma da estação de Cedral-nova, em 22/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação em 22/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Fachada da estação de Cedral-nova, em 22/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma, em 12/04/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 03/2009. Foto Rafael Corrêa

A estação em 03/2009. Foto Rafael Corrêa

Estação de Cedral em 27/7/2014. Foto Daniel Gentili

A estação em 20/5/2016. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 28.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.