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(1959-c. 1985)
Coronel Corrêa-nova
Cel. José Egídio
Tambaú-nova
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1959-1963) |
CORONEL JOSÉ
EGÍDIO-NOVA
Município de Tambaú, SP |
Variante Tambaú-Bento Quirino -
km |
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SP-1103 |
Altitude: - |
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Inauguração: 28.12.1959 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
construída pela Mogiana foi entregue parte entre 1948 e 1951, sendo
trerminada somente em 1959. Começando na estação de Lagoa Branca,
ela seguiu a oeste do tronco original e atingiu Baldeação, deixando
na primeira fase as estações de Cocais, Papagaios, Casa Branca, Briaréu
e Cel. Correa fora dos trilhos. Por outro lado, criou na variante
três estações novas, Joaquim Libânio, Casa Branca e Cel. Correa. Em
1959, foi a vez das estações de Brejão, Baldeação, Cel. J. Egidio
e Tambaú ficarem fora da linha, que passou pelo norte da linha
original e se ligou à estação de Faveiro, ainda na linha antiga. Baldeação,
por sua vez, ficou ligada por um curto ramal à estação de Cel. Correa-nova,
até 1967, quando esse ramal desapareceu de vez. Cel. J. Egidio e Tambaú
ganharam versões novas na variante. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Coronel José Egídio-nova foi inaugurada em
1959, no trecho da variante Lagoa-Tambaú aberto nesse
ano, entre as estações de Coronel Correa-nova
e Tambaú-nova. Foi fechada e transformada em parada
em 1963 (*RM-1963), apenas quatro anos depois. Segundo Bruno
Arielba, essa estação era apenas um vagão
ao lado dos trilhos com uma plataforma. Existiam casas de turma também.
A intenção era a de se construir uma estação
definitiva, mas com o seu fechamento muito precoce, nada foi feito
e tudo foi abandonado. Em 1986, o Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa realmente já não citava mais essa
estação. O local atualmente é conhecido como
"Josinho de Lima", que realmente parece ser uma distorção
do nome "José Egídio"... sem
o Lima, claro. "Tanto as casas próximas a estação como
o local que parecia ser a sua plataforma estão totalmente cobertos
pelo mato. Existe ainda no local quatro casas de turma, muito próximas
aos trilhos e todas se desmanchando. Algumas servem de moradia para
morcegos. Percorrendo a linha com um trólei, a uns duzentos
metros das casas de turma, há um espaço limpo que tudo indica ser
o local onde estava o vagão. Entretanto, moradores da região, e que
embarcavam nela, falam que existia uma plataforma de concreto com
uma cobertura bem próximo as casas de turma. Achamos o local que tudo
indica ser esta plataforma, mas estava todo coberto pelo mato"
(Douglas Bulhões, 01/2006). (Veja também CORONEL
JOSÉ EGÍDIO)
(Fontes: Bruno Arielba; Douglas Bulhões; Humberto Júnior;
Ilsom Júnior; O Estado de S. Paulo, 29/12/1959). |
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As casas da estação em construção:
anos 1950. Acervo Bruno Arielba |
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Acima e à esquerda, as casas da vila já envoltas
pela vegetação, em 01/2004. Fotos Douglas Bulhões,
Humberto Júnior e Ilsom Júnior |
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Atualização:
21.12.2014
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