|
|
...
(1898-1937)
Lage
Cel. José Egídio
Tambaú
...
(1937-1959)
Brejão
Cel. José Egídio
Tambaú
...
Tronco CM - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1898-1959) |
CORONEL
JOSÉ EGÍDIO
Município de Tambaú, SP |
Linha-tronco original - km 198,715 |
|
SP-1104 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 25.09.1898 |
Uso atual: moradia? (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1898 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Coronel José Egídio foi inaugurada em 25 de setembro de 1898 no meio de uma grande confusão entre a Mogiana e a Companhia Paulista, por causa do entrevero do bonde que ligava as estações de Lage, da Mogiana, e de Santa Veridiana, da Paulista.
Por causa disto, logo depois da abertura, ela foi fechada (em 23 de outubro), juntamente com a de Coronel José Egidio. Em 29 de outubro, as duas estações foram reabertas. Para entender toda esta confusa história, ver caixas abaixo e também: Estação da Lage; Estação de Santa Veridiana; Estação de Coronel Correa.
Com a abertura do trecho final da variante Lagoa-Tambaú em 1959, o prédio ficou fora da linha. Na variante, foi
aberta uma versão nova da estação, que depois
de 4 anos foi fechada.
Demorou anos para eu conseguir localizar a estação original
de Coronel José Egídio, visto que os próprios
habitantes de Tambaú nem se lembram dela. A única
indicação que eu tinha era que ela ficava próxima
à divisa com o município de Santa Cruz das Palmeiras
e a oeste da estrada que liga esta cidade com Tambaú.
Em 26/10/2003, graças ao meu amigo Ju, jornalista de
Palmeiras. chegamos a ela, entrando do asfalto pelo que descobrimos
ser o leito da ferrovia antiga, abrindo uma porteira antes de cruzar
a divisa de município com Tambaú. Um sitiante
do local nos ajudou também a encontrar.
A estação estava então em mau estado, era uma
construção tipicamente Mogiana que servia, juntamente
com mais duas ou três casinhas que sobraram da vila ferroviária,
de moradia para pessoas da família e seus empregados que arrendaram
a área, que pertence hoje a uma fazenda. Infelizmente esse
pessoal estava para deixar a área que os donos pediram para
plantar cana. Isto significa, também, que provavelmente os
prédios seriam demolidos. O prédio da estação
ficava num corte; atrás, quase encosta no barranco, e na frente,
depois da área onde passava a linha e os desvios, o barranco
continuava, para baixo. Da estação via-se a cidade de
Tambaú, e também dava para perceber que a ferrovia
fazia uma volta muito grande para chegar à estação
do centro da cidade, isto até 1959.
Hoje, a variante Lagoa-Tambaú passa bem longe de Coronel
José Egídio, do outro lado da cidade de Tambaú,
quase no horizonte de quem olha ali de onde estávamos.
Em 2015, a estação parecia estar em situação
melhor.
(Veja também CORONEL JOSÉ
EGÍDIO-NOVA)
1898
À DIREITA: Vão abrir as estações de Coronel Correa e de Coronel José Egidio e fechar a de Lage (O Estado de S. Paulo, 22/9/1898). |
|
1898
À DIREITA: Anuncio da inauguração
da estação em 1898 (O Estado de S. Paulo, 25/9/1898).
|
|
1898
À DIREITA: A Mogiana fecha a estação de Lage e se defende - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER A REPORTAGEM INTEIRA (Diário de Campinas, 1/10/1898, transcrito no jornal O Estado de S. Paulo, 4/10/1898). |
|
1898
À DIREITA: A estação de Coronel Correa e de Coronel José Egidio são reabertas pela Mogiana (O Estado de S. Paulo, 29/10/1898). |
|
1926
À DIREITA: Acidente com morte
na estação (O Estado de S. Paulo, 1/2/1926)..
|
|
ACIMA: Piso interno da estação
em março de 2015 (Foto Luiz Claudio Vieira Lopes).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Luiz Claudio Vieira Lopes; Luiz Affonso Mendes Junior; O Estado de
S. Paulo, 1898 e 1926; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969;
Cia. Mogiana: relação oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação de Coronel José Egídio,
c. 1910. Foto do Álbum da Mogiana |
A estação em 26/10/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A velha lousa de horários ainda estava na estação
em 26/10/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 26/10/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht
|
A estação em 26/10/2003. Foto Ralph M. Giesbrecht
|
A estação em março de 2015. Foto Luiz Claudio
Vieira Lopes |
|
|
|
|
Atualização:
18.12.2019
|
|