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Varnhagen
Coronel Mursa
Bacaetava
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1920-1947) |
CORONEL
MURSA
Município de Iperó, SP |
Linha-tronco original - km 137,062
(1924); km 129,800 (1931) (*) |
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SP-1101 |
Altitude: 564 m |
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Inauguração: 1920 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada
como km 137 em 1920, a estação recebeu o nome
de Coronel Mursa em 1921. O nome homenageava um dos diretores da Fábrica de Ferro Ipanema no século XIX.
Em 1928, com a retificação da linha entre São Paulo e Santo
Antonio (Iperó), o posto foi desativado e um novo foi construído
no km 129,800, já na linha nova.
Em 1931, foi suprimido. Reativado pouco tempo depois, foi definitivamente
fechado em 1947.
Na verdade, existiram a Coronel Mursa-velha e a "nova",
sendo que as duas fotos que aqui aparecem se referem à que
estava no leito velho. A função principal da parada era para o trem
tomar água.
Afinal, era apenas uma caixa d'água com uma plataforma, não coberta.
Com a eletrificação do trecho, concluída por volta de 1946, o ponto,
muito próximo de Varnhagen e Bacaetava, não tinha mais
razão de existir.
Mesmo assim, segundo depoimentos de pessoas de Iperó, ainda
nos anos 1960 o ponto ainda estaria sido usado como embarque e desembarque.
Ainda existe a caixa d'água no local da estação
desativada em 1928; na da nova, não tenho notícias.
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1923
AO LADO: Parada por acidente em Coronel Mursa - CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado
de S. Paulo, 31/1/1923).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 393 m
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ACIMA: Os limites do mapa são os limites
da Fazenda Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA
VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR). Nesse mesmo ano, desativou-se a
estação. O mapa mostra a estação na linha
velha (desativada na época) e mostra a linha nova (a atual)
sem nenhuma estação com o mesmo nome
(Serviço Geographico Militar, 1928).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Antonio Carreão; Antonio Soukhef: E. F. Sorocabana, 2001; E.
F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Em foto de 1922, a estação de Coronel Mursa aparece,
escondida, no canto direito inferior da foto. Extraída
do livro de Antonio Soukhef, E. F. Sorocabana, 2001 |
O local em 2002, sem a estação mas ainda com a
caixa d'água. Esta era a estação da linha
original. Foto de Antonio Carreão |
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Atualização:
01.04.2020
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