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Coronel Mursa
Bacaetava
Iperó
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Tronco EFS-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BACAETAVA
(NOVA)
Município de Iperó, SP |
Linha-tronco - km 133,932 (1931) |
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SP-0871 |
Altitude: 534 m |
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Inauguração: 1928 |
Uso atual: demolida (1981) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Uma das estações
mais antigas da linha, a estação Bacaetava original foi inaugurada como ponta
de linha em 1880.
Em 1928, uma nova estação (Bacaetava-nova) foi construída,
devido à retificação e duplicação da linha e, como diversas
outras da linha, em local diferente da estação original,
que foi desativada e ficou fora da linha nova.
Foi demolida por volta de 1981, sem uma explicação lógica para isso,
visto que o trem ainda continuou por muitos anos a
parar na plataforma quando havia passageiros. A história conta que
o pequeno coberto que se vê na fotografia foi mandado construir
exatamente sobre o piso de cerâmica, ainda hoje existente,
do corredor original da bilheteria da estação, um pouco depois da
sua demolição, por um funcionário da FEPASA em Iperó, para
que sua esposa, professora no bairro de Bacaetava, pudesse
esperar pelo trem sentada, com um pouco de sombra.
(Veja também BACAETAVA-VELHA)
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Inauguração da cabine de sinalização;
construção de casa de madeira para a turma
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ACIMA: pontilhão junto à
ex-estação de Bacaetava-nova.
AO LADO:
escadaria de acesso à ex-estação (Fotos
Eric Mantuan Camargo, 13/01/2009).
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ACIMA: Os limites do mapa
abaixo são os limites da Fazenda Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE
SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR). Nesse mesmo ano,
desativou-se a estação velha e inaugurou-se a nova.
Aparentemente, elas eram muito proximas, de forma que a estação
está colocada após a junção das linhas
nova (a atual) e velha (desativada na época) (Serviço
Geographico Militar, 1928).
ACIMA: Estação de Bacaetava-nova
vista ao longe. Provavelmente anos 1970 (Acervo Luís Gustavo Lopes).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Emilio
Guazelli; Helcio Pedroso; Eric Mantuan Camargo; Adriano Martins; Hugo
Augusto Rodrigues; Acervo Luís Gustavo Lopes; E. F. Sorocabana, relatórios
anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos anos 1970. Foto Emilio Guazelli |
A estação nos anos 1970. Acervo Luís Gustavo Lopes |
Em 02/04/1998, a desolação da plataforma e seu
coberto de madeira de Bacaetava-nova. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 09/2001, a única coisa que mudou em Bacaetava-nova
foi a quantidade de mato que hoje existe sobre a plataforma.
Até o coberto sobreviveu. Foto Adriano Martins |
Em 01/2009, a demolida estação de Bacaetava-nova.
Foto Eric Mantuan Camargo |
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Atualização:
27.05.2020
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