|
|
...
Urupês
Coronel Pereira Lima
Guajuvira
...
ramal de Igarapava-1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1910-1971)
FEPASA (1971-1979) |
CORONEL
PEREIRA LIMA
(antiga PORANGABA)
Município de Salles Oliveira, SP |
Ramal de Igarapava - km 31,925 |
|
SP-1100 |
Altitude: 533 m |
|
Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: abandonada (2014) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até Jardinópolis,
a partir do local em que seria construída a estação de Entroncamento,
um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então ainda Santa Rita
do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão, já em Minas Gerais,
pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as melhore terras de café
do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi fechado para cargas,
e em 10/05/1979 para os trens de passageiros, e substituído pela variante
Entroncamento-Amoroso Costa, que correria mais a oeste da linha velha
e se tornaria então a continuação do tronco retificado da ex-Mogiana.
Os trilhos foram retirados por volta de 1986, sobrando apenas as velhas
estações, abandonadas ou com outras funções. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta em junho
de 1910 (existe uma fonte, também da Mogiana, que cita a data de inauguração
como sendo 18/7/1910), com o nome da fazenda Porangaba,
em cujas terras estava.
O jornal O Diário da Manhã, de Ribeirão
Preto, de 31/05/1910, publicava o seguinte: "Companhia Mogyana
- Faço publico que no dia primeiro de junho proximo futuro será aberta
ao trafego publico de passageiros, mercadorias e para serviços telegraphicos
a estação de Porangaba, no kilometro 32 do ramal de Santa Rita do
Paraizo. Campinas, 17 de maio de 1910. José Pereira Rebouças - Inspetor
Geral."
O seu nome foi alterado, provavelmente no início dos anos
1950, para Coronel Pereira Lima, em homenagem ao Coronel
Cândido Pereira Lima, de família da cidade de Salles Oliveira,
e falecido em 1953. Era ele o dono da fazenda
Porangaba.
Foi desativada em fevereiro de 1979, com a mudança do traçado
da linha para oeste. Foi até criada uma estação Coronel Pereira
Lima-nova, do outro lado da via Anhangüera.
A velha estação ficava
em 2014 a uns duzentos metros à direita da via Anhangüera, mas somente
podia ser atingida depois de se trafegar mais de dois quilômetros em
estrada de terra dentro de uma área de sítios e canaviais. Estava abandonada,
com o canavial chegando tão perto que até dificultava as fotografias.
No seu dístico, de um dos lados, lia-se uma mistura do nome novo com
o velho, Porangaba, com a tinta já desgastada.
Em fevereiro
de 2012, integrantes do MST invadiram a área alegando ser terras
da União, pois pertenciam à RFFSA. Como estará
a estação em 2020, vinte anos após minha última
e única visita ao local? Ainda de pé? Teria resistido aos invasores?
(Veja também CORONEL
PEREIRA LIMA-NOVA)
ACIMA: Esquema do pátio de Coronel Pereira
Lima em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: A velhe tableta pintada resiste ao tempo... incrível,
havia ali uma "sala para senhoras"! (Foto Leo Figueiredo
em 2012).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Caio
Bourg; Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP; Diário da
Manhã, Ribeirão Preto, 1950; Cia. Mogiana: relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, abandonada e cercada pelo mato alto,
em 17/06/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, abandonada e cercada pelo mato alto,
em 17/06/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, abandonada e cercada pelo mato alto,
em 17/06/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, abandonada e cercada pelo mato alto,
em 17/06/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.11.2021
|
|