A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Engenheiro Mendonça
Cezario
Juriti
...

ramal de Itararé-1935

IBGE-1956
 
 
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
CEZARIO
Município de Itapetininga, SP
Ramal de Itararé - km 218,312 (1931)  
SP-1130
Altitude: 616 m (1960)   Inauguração: 19.01.1907
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1920 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cezario foi aberta em 1907. Atendia a um dos hortos da Sorocabana, com o mesmo nome da estação.

O oprpedio atual foi construído em 1920, de acordo com nota de jornal (ver caixa abaixo).

Foi demolida nos anos 1980. Somente lhe sobrou a plataforma e a caixa d'água; o resto, floresta tomou conta.


1920
AO LADO: Concorrencia para construção do posto - cujo nome não foi citado (O Estado de S. Paulo, 31/7/1920).
     

A estação já abandonada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação, 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Placa da estação, 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Plataforma da estação de Cesário, em 2003. Foto André Luiz de Lima

Plataforma e caixa d'água de Cesario em 2004. Foto Decio Marques
 
     
Atualização: 08.11.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.