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Cezario
Juriti
Rechan
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1926-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JURITI
Município de Itapetininga, SP |
Ramal de Itararé - km 224,662 (1931) |
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SP-2187 |
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Inauguração: 06.1926 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931-4 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Juriti foi aberta em 1926 como Posto do km 247 (km 247+913),
com 560 m de desvios, mas seu prédio
ACIMA: À esquerda na fotografia, a plataforma
da estação de Juriti, esta já há muito
demolida (Foto André Luiz de Lima em 19/2/2011).
somente foi entregue em 1934. Motivo da abertura do posto
foi o fato de eles serem parte do programa de remodelação
para o aumento visado de capacidade do tráfego da Estrada.
Nesses anos de 1925-26 foram abertos onze novos postos telegráficos
nas diversas linhas da Sorocabana. Em 1934, foi classificada como
posto telegráfico de categoria B (*). Foi finalmente
demolido em 1980. Somente sobrou a plataforma.
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: André Luiz de Lima; Decio Marques;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; IBGE, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A plataforma da estação, em 04/2004. Foto Decio
Marques |
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Atualização:
26.05.2013
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