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VXY Mogiana em MG
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Itapetininga
Engenheiro Mendonça
Cezario
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ramal de Itararé-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1926-1971)
FEPASA (1971-1998)
ENGENHEIRO MENDONÇA
(antiga MARABÁ)
Município de Itapetininga, SP
Ramal de Itararé - km 209,604 (1931)   SP-0321
    Inauguração: 05.1926
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1931-4 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1926 como um posto telegráfico no km 232, (km 232+853) com 350m de desvios e sem nome, já recebeu o nome de Marabá em 1927. Motivo da abertura do posto foi o fato de eles serem parte do programa de remodelação para o aumento visado de capacidade do tráfego da Estrada. Nesses anos de 1925-26 foram abertos onze novos postos telegráficos nas diversas linhas da Sorocabana. Em 1934 o prédio do posto foi entregue. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria B (*).

ACIMA: Locomotiva da ALL passa pela plataforma onde um dia foi a estação de Engenheiro Mendonça (Foto Stenio Gimenez, 8/2011).
Nos anos 1940, teve o nome alterado para Engenheiro Mendonça. O prédio definitivo somente foi entregue em 1931. Nos anos 1980, o prédio foi demolido, sobrando apenas sua plataforma. Fica próxima à fazenda Boi Gordo.

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os postos onde havia somente serviço de trens, emissão de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens, encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia das estações collateraes respectivas
".

(Fontes: Stenio Gimenez; Decio Marques; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação já abandonada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A plataforma foi o que sobrou da estação, coberta de mato, em 2004. Foto Decio Marques
 
     
     
Atualização: 26.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.