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Itapetininga
Engenheiro Mendonça
Cezario
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ramal de Itararé-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1926-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
MENDONÇA
(antiga MARABÁ)
Município de Itapetininga, SP |
Ramal de Itararé - km 209,604 (1931) |
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SP-0321 |
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Inauguração: 05.1926 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931-4 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Aberta em 1926
como um posto telegráfico no km 232, (km 232+853) com 350m de desvios
e sem nome, já recebeu o nome de Marabá em 1927. Motivo
da abertura do posto foi o fato de eles serem parte do programa de
remodelação para o aumento visado de capacidade do tráfego
da Estrada. Nesses anos de 1925-26 foram abertos onze novos postos
telegráficos nas diversas linhas da Sorocabana. Em 1934 o prédio
do posto foi entregue. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico
de categoria B (*).
ACIMA: Locomotiva da ALL passa pela plataforma onde
um dia foi a estação de Engenheiro Mendonça (Foto
Stenio Gimenez, 8/2011).
Nos anos 1940, teve o nome alterado para Engenheiro
Mendonça. O prédio definitivo somente foi entregue em 1931.
Nos anos 1980, o prédio foi demolido, sobrando apenas sua plataforma.
Fica próxima à fazenda Boi Gordo.
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: Stenio Gimenez; Decio
Marques; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; Guias Levi,
1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação já abandonada, em 1986. Foto
do relatório da Fepasa desse ano |
A plataforma foi o que sobrou da estação, coberta
de mato, em 2004. Foto Decio Marques |
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Atualização:
26.05.2013
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