|
|
...
Paraisolândia
Charqueada
São Pedro
...
seção Ituana - 1935
IGGSP-1928
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
|
|
|
|
|
Cia. Ytuana (1887-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1966) |
CHARQUEADA
Município de Charqueada, SP |
Ramal de Piracicaba - km 274,621 |
|
SP-1127 |
Altitude: 600 m |
|
Inauguração: 01.10.1887 |
Uso atual: depósito da Prefeitura (2009) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo
da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e
Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para
trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980.
Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa
Pinto e para a Dedini. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba
acabou em 15/2/1977, último dia de circulação
e cinco dias antes do centenário da linha, enquanto trens de
carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980.
Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela
agora FEPASA. |
|
A ESTAÇÃO: "No dia
1 de outubro (de 1887) autorizei a abertura ao trafego provisorio
da parte construida, na extensão de 39 kilometros, da estação
de Piracicaba á da Charqueada, dando a Companhia começo
ao serviço no dia 2 do mesmo mez, fazendo correr semanalmente
4 trens mixtos. Este servoço continúa com caráter
provisorio" (português da época) (Relatório
ao Presidente da Província referente ao ano de 1887).
Neste mesmo ano, em 12 de março,
a estação passou a ser também agência dos
correios, bem como as de bem como as de Paraízo (Paraizolândia)
e de João Alfredo (Artêmis), ali próximas.
Foi chamada antigamente de Xarqueada. Pouco antes da abertura, em 1886, a estação foi também chamada pela Ytuana de Bela Vista (ver caixa abaixo).
Foi desativada em 1966, com
a supressão do trecho entre Piracicaba e São Pedro.
A
estação de Charqueada fica na saída da cidade,
sentido de Ipeúna. A estação servia em 2009 como depósito da Prefeitura e o estado externo
era apenas razoável.
|
1886
AO LADO: Boa Vista era um bairro de Charqueada. A Ytuana referiu-se a este bairro no nome do local, provavelmente. A estação aqui citada ficava na posição aproximada de "duas leguas" (cerca de 12 quilômetros) antes de São Pedro
(A Provincia de S. Paulo, 24/09/1886). |
|
1892
AO LADO: Maquinista dorme demais, perde a hora e trem sai atrasado
(A Provincia de S. Paulo, 31/3/1892). |
ACIMA: Estação de Charqueada, anos
1960, consta como sendo a última viagem no ramal (Acervo Paulo Roberto
Szabadi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José
Pinto Siqueira Jr.; Hermes Y. Hinuy; Adriano Martins; Paulo Roberto
Szabadi; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Relatório
ao Presidente da Província referente ao ano de 1887; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Charqueada, 1980. Foto José
Pinto Siqueira Jr. |
A antiga estação, em 17/03/1998, como depósito.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 29/06/2005. Foto Hermes Y. Hinuy
|
A estação em 29/06/2005. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 11/2005. Foto Adriano Martins |
A estação em 01/2009. Foto Adriano Martins |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.03.2023
|
|