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Sears
Cidade Universitária-ant.
Pinheiros-original
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ramal de Jurubatuba-1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1976
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E. F. Sorocabana
(1957?-1971)
FEPASA (1971-1976) |
CIDADE UNIVERSITÁRIA
(ANTIGA)
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 4,947 (1981) |
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SP-1148 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1957? |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1957? |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A velha estação
da Cidade Universitária é para mim uma estação
misteriosa. Eu me lembro bem de uma estação, um pequeno
prédio, ao lado direito de quem subia a ponte da Cidade Universitária
nos anos 1970, sentido da Cidade Universitária.
Porém, no mapa abaixo, do Guia Levi, dos anos 1970, o prédio
aparece do lado esquerdo. Além do mais, esta estação
jamais aparece nos horários da linha na época - da estação
de Universidade, o trem pararia apenas na de Pinheiros,
pouco antes da ponte da avenida Eusébio Matoso. Porém,
havia diversas paradinhas na linha. Seria esta uma delas, com prédio
e tudo?
Vejam o mapa abaixo. De qualquer forma, com a construção
da atual estação, praticamente no mesmo lugar, em 1979,
mas muito mais extensa, foi tudo para o chão, sem vestígios,
a não ser os de minha memória.
(Ver também CIDADE
UNIVERSITÁRIA-CPTM)
ACIMA: Fotografia da linha da Sorocabana,
já eletrificada, nos idos de 1966. Ao lado esquerdo, nem sombra
da futura avenida Marginal, ali chamada hoje de Nações
Unidas. Ao fundo, a então novíssima ponte da Cidade
Universitária e o aqueduto do rio Cotia, ambas até hoje
ali. No fundo, antes da ponte, uma silhueta que parece ser a pequena
construção da estação da Cidade Universitária,
bem pouco visível (Foto Edison Milani, 1966). |
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Ao lado, o mapa do Guia Levi dos anos 1970. Acervo
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
09.06.2020
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