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E. F. de Baturité
(1890-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAPISTRANO
(antiga RIACHÃO e CAPISTRANO DE ABREU)
Município de Capistrano, CE |
Linha-tronco - km 121,894 (1960) |
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CE-3472 |
Altitude: 149 m |
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Inauguração: 08.12.1890 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense
surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta
em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada
nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em
1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede
de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo
a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida
operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com
a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente
até os anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A localidade
de Riachão foi estabelecida no início do século
XIX, como um povoado com capela e juiz policial, no município
de Baturité.
"Aos 8 de dezembro de 1890, um fato de excepcional importância
daria progresso à pequena localidade: inaugurava-se nessa data
a estação da estrada de ferro que buscava os sertões
do Ceará em demanda do Cariri. Era a primeira estação
feita para receber a produção de madeira em que sobressaía
o povoado de Riachão, (depois) Capistrano. Com a estrada de
ferro, Riachão logo prosperou, ativando seu comércio
com outras localidades, do que lhe adveio a conquista do título
de povoado, concedido pela Câmara Municipal de Baturité"
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI,
IBGE, 1959).
O distrito foi criado em 1896. Em 1931, o seu nome foi alterado para
Capistrano de Abreu, em homenagem ao historiador brasileiro.
O nome logo foi simplificado para Capistrano. Passou a ser
município em 1955.
Em 2021, a estação estava bem conservada e seu uso me era desconhecido.
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AO LADO: Acidente em 1917, sem mortes, próximo
à estação de Riachão (aqui chamada
de Riacho): o bispo estava no comboio (A União, 28/11/1926).
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ACIMA: Ponte ferroviária prózima
à estação de Capistrano, em abril de 2010 (Foto
Herlanio Evangelista). ACIMA: Estação de Capistrano,
vagões e auto de linha em 1983 (IBGE).
ACIMA: Estação de Capistrano,
vagões e auto de linha em 1983 (IBGE).
ACIMA: A cidade em 2021 (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Herlanio Evangelista;
Vanessa Cordeiro; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Capistrano, c. 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação em 2009: no dístico da estação
restaurada, aperece o velho nome, Riachão. Foto Vanessa
Cordeiro |
A estação em 2021. Foto Geraldo Langovsky |
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Atualização:
15.12.2022
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