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Rede de Viação
Cearense (1916-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CEDRO
Município de Cedro, CE |
Linha-tronco - km 467,819 (1960) |
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CE-3280 |
Altitude: 246 m |
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Inauguração: 15.11.1916 |
Uso atual: museu ferroviário (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Cedro foi inaugurada em 1916.
"Até
1915, a atual cidade de Cedro (...) era uma simples fazenda de propriedade
do coronel João Cândido da Costa, encravada no território
de Várzea Alegre e no de Lavras da Mangabeira. Com a prossecussão
dos trabalhos da ferrovia que liga Fortaleza à cidade do Crato
(...) acelerados em virtude da assistência governamental prestada
aos flagelados da seca de 1915, que assolou o Ceará, intensificou-se
a construção do trecho entre as cidades de Iguatu e
Lavras da Mangabeira. Para essa ligação, a via férrea
teve que passar pela Fazenda Cedro, uma vez que a água do subsolo,
ali, era abundante para o abastecimento das locomotivas movidas a
vapor.
Construída a estação, deu-se a sua inauguração
a 15 de novembro de 1916. Daí por diante modificou-se, por
encanto, o aspecto bucólico da fazenda Cedro. A civilização,
levada assim inopinadamente àquele meio tipicamente rural,
transformou por completo a feição secular da fazenda
(...) Concorreu, para tanto, por sem dúvida, a posição
geográfica em que ficou situada a fazenda, porto ferroviário
aberto ao escoamento da produção do vale do rio Machado
e por outro lado, porta de acesso ao ubérrimo vale do Cariri,
o grande celeiro do Ceará (...) (em) 9 de julho de 1920, criaram-se
o município e termo judiciário de Cedro, com territórios
desmembrados dos vizinhos municípios de Várzea Alegre,
Lavras da Mangabeira, Icó e Iguatu" (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Em
20 de outubro de 2005, para comemorar o Dia do Ferroviário
no município e também os 85 anos de emancipação
política da cidade, uma composição cedida pela
Cia. Metropolitana de Trens (Metrofor) com quatro carros e uma locomotiva
fez uma viagem entre a localidade do Lajedo e a estação
de Cedro, conduzindo o Governador e o Prefeito.
"Numa
faixa, fixada na parede da estação, uma frase destaca a importância
do trem para o lugar. 'O algodão floriu, o trem apitou e a cidade
se criou'. Cleide Pereira lembrou dos vendedores que comercializavam
os seus produtos na plataforma da estação. 'Pão de ló, café, tapioca
com coco, bolo, cocada', disse. 'Era tudo muito gostoso'. Os antigos
trazem boas recordações. As crianças e adolescentes carregam sentimento
de surpresa e alegria por entrar e andar de trem pela primeira vez,
mesmo que para fazer um percurso de apenas 10 minutos, mas marcado
por emoção e alegria. As pessoas vestiam as melhores roupas e quando
o sino da estação tocava, era a hora de ir para a plataforma esperar
o trem chegar. 'O sino era o sinal de que o trem saíra da localidade
de Várzea da Conceição ou de Arrojado, dependendo do trajeto', conta
o ex-chefe de estação, Raimundo Celestino da Costa, 76 anos, que trabalhou
na cidade, no período de 1959 a 1963. Vestido com o uniforme da época,
gravata e quepe, esteve na plataforma, aguardando com orgulho a chega
do trem da história" (Honório Barbosa, do jornal).
"Certa vez, desembarquei em Cedro, que já é uma cidade. Não tinha hotel, com muita dificuldade consegui uma pensão. Às duas horas da madrugada as baratas me jogaram fora da rede (literalmente). Então, acordei a dona, para abrir a porta e fui acabar de dormir na plataforma da estação que era mais confortável e mais limpa! Às cinco horas o trem que ia me pegar passou (felizmente, em ponto). Loucas viagens ferroviárias (Coaraci Camargo, 17/3/2016).
ACIMA: A estação do Cedro,
em 2009, com uma locomotiva diesel ainda com pintura da RFFSA estacionada
a seu lado (Autor desconhecido - acervo Roosevelt Reis).
ACIMA: Cidade e estação do Cedro em 2011 (Foto Gilson Martins).
(Fontes: Gilson Martins; Roosevelt Reis; Honório
Barbosa; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Cedro, c. 1957. Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação de Cedro em 2005. Foto de jornal cearense
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Atualização:
26.04.2023
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