A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Juazeiro
Muriti
Crato
...

Linha-tronco - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Rede de Viação Cearense (1926-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2006)
MURITI
Município de Juazeiro do Norte, CE
Linha-tronco - km 595 (1940)   CE-3145
    Inauguração: 09.11.1926
Uso atual: estação de CFN   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Buriti já existia em 1932 e aparecia nos guias até por volta de 1950. Sua quilometragem nos guias a mostravam cinco quilômetros antes da estação do Crato. Depois desaparece, não aparecendo no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960. Pelo tipo de construção do pequeno prédio, ele parece ter sido erigido ainda na época da RFFSA. Seu nome agora é Muriti, ao invés de Buriti. A estação, atualmente, serve para a CFN como

ACIMA: (CLIQUE PARA AMPLIAR): Linha do VLT entre Juazeiro do Norte e Crato, inaugurada em dezembro de 2009 utilizando-se do mesmo leito e linha da antiga RVC. Notar que uma nova parada foi aberta em setembro de 2010 com o nome de Fátima e que está fora do percurso original entre as duas estações centrais, tendo sido aberta alguns quilômetros antes (ver figura acima, primeira parada à direita) (Do site www.ceara.gov.br).
ponto final da linha de carga principalmente para o terminal de petróleo que a Petrobrás instalou na vizinhança. Hoje o VLT (ou metrô do Cariri), inaugurado com a linha Crato-Juazeiro no finalzinho de 2009, tem uma estação com o mesmo nome, e eu realmente não sei se ela aproveita o prédio e as plataformas já existentes ou se uma nova parda foi construída para o VLT, que aproveita os trilhos antes abandonados entre as estações do Juazeiro e do Crato.
(Fontes: João Carlos Reis Pinto; www.ceara.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, vista parcialmente à esquerda, com uma composição da CFN, em 2002. Foto João Carlos Reis Pinto

A estação do Muriti em 2003. Autor desconhecido
 
     
     
Atualização: 11.09.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.