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Rede de Viação
Cearense (1926-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2006) |
MURITI
Município de Juazeiro do Norte, CE |
Linha-tronco - km 595 (1940) |
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CE-3145 |
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Inauguração: 09.11.1926 |
Uso atual: estação de CFN |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Buriti já existia em 1932 e aparecia nos guias até
por volta de 1950. Sua quilometragem nos guias a mostravam cinco quilômetros
antes da estação do Crato. Depois desaparece,
não aparecendo no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960.
Pelo tipo de construção do pequeno prédio, ele
parece ter sido erigido ainda na época da RFFSA. Seu nome agora
é Muriti, ao invés de Buriti. A estação,
atualmente, serve para a CFN como
ACIMA: (CLIQUE PARA AMPLIAR): Linha do VLT entre
Juazeiro do Norte e Crato, inaugurada em dezembro de 2009 utilizando-se
do mesmo leito e linha da antiga RVC. Notar que uma nova parada foi
aberta em setembro de 2010 com o nome de Fátima e que está
fora do percurso original entre as duas estações centrais,
tendo sido aberta alguns quilômetros antes (ver figura acima,
primeira parada à direita) (Do site www.ceara.gov.br).
ponto final da linha de carga principalmente para o terminal
de petróleo que a Petrobrás instalou na vizinhança. Hoje o VLT (ou
metrô do Cariri), inaugurado com a linha Crato-Juazeiro
no finalzinho de 2009, tem uma estação com o mesmo nome,
e eu realmente não sei se ela aproveita o prédio e as
plataformas já existentes ou se uma nova parda foi construída
para o VLT, que aproveita os trilhos antes abandonados entre as estações
do Juazeiro e do Crato.
(Fontes: João Carlos Reis Pinto; www.ceara.gov.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação, vista parcialmente à esquerda,
com uma composição da CFN, em 2002. Foto João
Carlos Reis Pinto |
A estação do Muriti em 2003. Autor desconhecido |
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Atualização:
11.09.2010
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