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Índice de estações
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Muriti
Crato
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Linha-tronco - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação
Cearense (1926-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CRATO
Município de Crato, CE |
Linha-tronco - km 600,633 (1960) |
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CE-3145 |
Altitude: 421 m |
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Inauguração: 09.11.1926 |
Uso atual: Centro Cultural do Araripe (2009)
e parada do VLT (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense
surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta
em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada
nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em
1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede
de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração
federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo
a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida
operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com
a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente
até os anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Crato foi inaugurada em 1926 já no prédio
atual, com a presença do Padre Cícero e a chegada do primeiro
trem foi o marco de desenvolvimento para o Cariri. Era ali
a estação terminal da linha que foi um
prolongamento da antiga Estrada de Ferro de Baturité, que começou
a operar perto de Fortaleza no longínquo ano de 1873.
O prédio tem um valor histórico inestimável para a cidade,
que em 2003 propôs a compra do patrimônio, iniciando as negociações
para a compra do conjunto da RFFSA. Este conjunto incorpora os prédios
da estação e do armazém e toda área da faixa de domínio da via férrea,
inclusive o amplo terreno ao lado da estação (onde estavam sendo realizadas
festas populares) e o parque de manobras. A RFFSA ficaria somente
com a linha. Os trens já não passavam por ali há
muito anos. A Prefeitura teria de negociar com os ocupantes dos prédios
e dos terrenos a sua retirada para outro local. Na área de manobras,
famílias de sem-teto construíram casas de taipa. Este era um dos pontos
que a Prefeitura teria que resolver antes de realizar qualquer
projeto urbanístico de preservação de uma grande avenida de quase
um quilômetro com 50 metros de largura, que iria do centro da cidade
até o viaduto na duplicação da pista Crato-Juazeiro.
Porém, com a construção e já operação
desde dezembro de 2009 do chamado metrô do Cariri, entre
as estações ferroviárias do Crato e do
Juazeiro, a linha e o leito foram recuperados para uso desse
VLT.
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AO LADO: Inauguração festiva, com a presença
do Padre Cícero, da estação do Crato
em 1926 (A União, 28/11/1926).
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ACIMA (CLIQUE PARA AMPLIAR): Linha do
VLT entre Juazeiro do Norte e Crato, inaugurada em dezembro de 2009
utilizando-se do mesmo leito e linha da antiga RVC. Notar que uma
nova parada foi aberta em setembro de 2010 com o nome de Fátima
e que está fora do percurso original entre as duas estações
centrais, tendo sido aberta alguns quilômetros antes (ver figura
acima, primeira parada à direita) (Do site www.ceara.gov.br).
(Fontes: Gilvânia Oliveira; Sydney Correa;
João Carlos Reis Pinto; Itamar Lima; www.ceara.gov.br;A
União, 1926; Jornal local do Crato, nome não divulgado,
2003; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação do Crato, anos 1930. Autor desconhecido |
A estação em 2002. Foto João Carlos Reis
Pinto |
A estação em 2002, lado da plataforma. Foto João
Carlos Reis Pinto |
A estação do Crato em 2003. Autor desconhecido |
A estação em 2005. Foto Itamar Lima |
A estação em 11/2009. Foto Gilvânia Oliveira |
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Atualização:
25.06.2017
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