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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Muriti
Crato
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Linha-tronco - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Cearense (1926-1975)
RFFSA (1975-1997)
CRATO
Município de Crato, CE
Linha-tronco - km 600,633 (1960)   CE-3145
Altitude: 421 m   Inauguração: 09.11.1926
Uso atual: Centro Cultural do Araripe (2009) e parada do VLT (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Crato foi inaugurada em 1926 já no prédio atual, com a presença do Padre Cícero e a chegada do primeiro trem foi o marco de desenvolvimento para o Cariri. Era ali a estação terminal da linha que foi um prolongamento da antiga Estrada de Ferro de Baturité, que começou a operar perto de Fortaleza no longínquo ano de 1873.

O prédio tem um valor histórico inestimável para a cidade, que em 2003 propôs a compra do patrimônio, iniciando as negociações para a compra do conjunto da RFFSA. Este conjunto incorpora os prédios da estação e do armazém e toda área da faixa de domínio da via férrea, inclusive o amplo terreno ao lado da estação (onde estavam sendo realizadas festas populares) e o parque de manobras. A RFFSA ficaria somente com a linha. Os trens já não passavam por ali há muito anos. A Prefeitura teria de negociar com os ocupantes dos prédios e dos terrenos a sua retirada para outro local. Na área de manobras, famílias de sem-teto construíram casas de taipa. Este era um dos pontos que a Prefeitura teria que resolver antes de
realizar qualquer projeto urbanístico de preservação de uma grande avenida de quase um quilômetro com 50 metros de largura, que iria do centro da cidade até o viaduto na duplicação da pista Crato-Juazeiro.

Porém, com a construção e já operação desde dezembro de 2009 do chamado metrô do Cariri, entre as estações ferroviárias do Crato e do Juazeiro, a linha e o leito foram recuperados para uso desse VLT.












AO LADO: Inauguração festiva, com a presença do Padre Cícero, da estação do Crato em 1926 (A União, 28/11/1926).

ACIMA (CLIQUE PARA AMPLIAR): Linha do VLT entre Juazeiro do Norte e Crato, inaugurada em dezembro de 2009 utilizando-se do mesmo leito e linha da antiga RVC. Notar que uma nova parada foi aberta em setembro de 2010 com o nome de Fátima e que está fora do percurso original entre as duas estações centrais, tendo sido aberta alguns quilômetros antes (ver figura acima, primeira parada à direita) (Do site www.ceara.gov.br).

(Fontes: Gilvânia Oliveira; Sydney Correa; João Carlos Reis Pinto; Itamar Lima; www.ceara.gov.br;A União, 1926; Jornal local do Crato, nome não divulgado, 2003; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação do Crato, anos 1930. Autor desconhecido

A estação em 2002. Foto João Carlos Reis Pinto

A estação em 2002, lado da plataforma. Foto João Carlos Reis Pinto

A estação do Crato em 2003. Autor desconhecido

A estação em 2005. Foto Itamar Lima

A estação em 11/2009. Foto Gilvânia Oliveira
     
Atualização: 25.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.