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Rede de Viação
Cearense (1922-1975)
RFFSA (1975-1997)
Metrofor (1997-2009) |
OTÁVIO
BONFIM
(antiga MATADOURO)
Município de Fortaleza, CE |
Linha-tronco - km 3,468 (1960) |
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CE-4220 |
Altitude: 16 m |
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Inauguração: 31.12.1922 |
Uso atual: em ruínas (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1980 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Quilômetro 3 foi inaugurada em 1922 pela Rede de Viação
Cearense.
Logo depois teve o nome alterado para Matadouro por estar junto
na época a um abatedouro de gado vacum.
O bairro (Farias Brito) onde foi instalada a estação
surgiu de uma povoação que ladeava uma antiga estrada carroçável que
rumava para Soure (Caucaia).
Até 1917, a linha da E. F. Baturité passava por outro
trajeto, que corresponde hoje ao leito da avenida Tristão Gonçalves.
A partir daí, os trilhos foram arrancados e um novo trajeto
foi estabelecido mais a oeste do centro, cortando
os bairros do Jacarecanga, Otávio Bomfim e Porangabuçu,
chegando a Couto Fernandes, onde se juntava com a linha antiga
pouco antes da futura estação de Couto Fernandes
(que somente seria construída anos depois, em 1940) e daí
seguindo rumo sul do Estado até os dias atuais, fazendo nesse trajeto
uma grande tomada à esquerda da linha original.
Mais tarde o nome da estação do Matadouro foi
alterado para Otavio Bonfim, homenageando um engenheiro da
RVC.
O prédio original foi o primeiro a ser demolido pela RFFSA
em 1979, para a construção de uma nova estação
para atender à então CTM - Coordenadoria de Transporte
Metropolitano.
Em maio de 2009, o trem da Metrofor passou a rodar apenas da estação
de Parangaba para a estação terminal (do Metrofor)
de Vila das Flores: com isto, o trecho entre Parangaba
e Otavio Bonfim foi desativado. O trecho João Felipe-Otavio
Bonfim foi mantido com um trem indo e voltando entre os dias 11
e 17 de maio, e sustado nesse dia pois o número de passageiros
em sete dias não havia passado de quatro por viagem.
A linha, provisoriamente cortada em duas (para o metropolitano), será
reconstruída entre Couto Fernandes e João
Felipe de forma subterrânea (em parte) no trecho onde originalmente
estava a linha da E. F. Baturité até 1917. Para os trens
cargueiros que vêm do sul do Ceará, a linha continua
em uso até segunda ordem.
A estação deveria ser demolida. Em 2015, estava em ruínas.
ACIMA: Estação de Otavio Bonfim em
abril de 2009, com o trem metropolitano da Metrofor (Foto Ney Robinson
Rios Frota).
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À ESQUERDA: O Engenheiro Otavio Bonfim (acervo Paulo
Gurgel Carlos da Silva).
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(Fontes: Ney Robinson Rios Frota; Paulo Gurgel Carlos
da Silva; Moacir Felix; Roosevelt Reis; --: As Estradas de Ferro do
Ceará; Acervo RFFSA; RVC: Relatório, 1942; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos anos 1970. Foto Paulo Gurgel Carlos
da Silva |
A estação com a U-10 da RFFSA puxando um trem
de suburbios nos anos 1970. Do livro As Estradas de Ferro
do Ceará |
A estação durante a demolição em
1979. Acervo RFFSA |
A nova estação recém inaugurada em 1980.
Acervo RFFSA |
A antiga estação em ruínas em junho de
2015. Foto Moacir Felix |
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Atualização:
13.10.2022
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