|
|
Rede de Viação
Cearense (1915-1975)
RFFSA (1975-c.1980) |
DOUTOR
PRIVAT
Município de Camocim, CE |
Ramal de Camocim - km 348,842 (1960) |
|
CE-3483 |
Altitude: 10 m |
|
Inauguração: 12.09.1926 |
Uso atual: em ruínas e envolvida pelo matagal (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Camocim originalmente foi o trecho inicial da E. F. do Sobral (Camocim-Sobral),
aberto nos anos 1881 e 1882. Em 1909, toda a E. F. de Sobral foi juntada
com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, mas, em 1950,
com a ligação de Sobral a Fortaleza pelo ramal de Itapipoca,
o trecho Sobral-Camocim passou a ser um ramal apenas, saindo da linha
Norte, formada a partir de então. Trens de passageiros percorreram
o ramal até agosto de 1977. A linha foi então desativada
e, embora oficialmente tenha sido erradicada em 1994, seus trilhos
foram retirados bem antes dessa data. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Doutor Privat foi inaugurada em 1926. Seu nome havia sido
dado em homenagem a um dos diretores que abriram a ferrovia em 1881,
José Privat, que também fez o projeto da igreja
matriz de Camocim nessa mesma época. A estação
e a casa do agente, ainda existente e também abandonada, foram
edificadas em uma das extremidades das terras de Edvaldo Soeiro
Frota. Em 1960 já era apenas uma parada.
"Nesse
ângulo (da foto), rumo a Camocim, nota-se que a vegetação é rasteira;
onde um dia os trilhos passaram, a natureza colabora e evidencia a
história (a vegetação não desenvolve). A R.V.C. - Rede de Viação Cearense
, inaugurou-a em 12/09/1926 e sem nenhum progresso no local, é desativada
em 1931 e até a extinção da ferrovia em 1977, serviu como ponto de
apoio da via permanente. Um pouco mais adiante em 200 m à esquerda,
antes, existiu a vila São José" (Ney Robinson, 01/2007).
Ney afirma que os dados de sua narrativa foram extraídos de literatura
oficial da RVC.
A relação de estações
publicada na revista Ilustração Brasileira de 1922 também não cita a estação.
O Guia Geral de 1960 cita a data de 1915 para a inauguração,
o que faz-nos então concluir que esta data estaria
errada, permanecendo a de 1926 como efetiva. A estação
estava em ruínas em 2007.
"Entre 1964 (ano
que nasci) e 1977 fiz as viagens da minha vida pelos trens de
Sobral a Eng° Privat, nas férias de meio e fins de ano. Lembro-me
quando às 16:00 hs a locomotiva aproximava-se
da estação Dr. Privat e apitando advertia da parada (sem permissão)
há muito desativada, em frente à casa para que mamãe
e a meninada descesse. A locomotiva parava dentro do corte. Nesse
instante o mais alto ramo do pereiro sombreava os trilhos e o sol
se punha por trás da grande casa. Era uma grande alegria. Farinhadas,
leite no curral, milho e feijão verde. Era a chuva que caia ensopando
o massapé firme. Aos sábados ou domingos (não recordo), havia um trem
cargueiro retornando para Sobral logo cedo, o maquinista parava o
trem, ao que papai os recebia para um delicioso café na casa. Papai
nos colocava na cabine da locomotiva para um passeio até a parada
do Privat. Ele mesmo conduzia a locomotiva Whitcomb a diesel. Foram
momentos inesquecíveis da minha meninice e que por essas locomotivas
nutri grande paixão. Que saudade... cresci com meus irmãos correndo
e brincando naquele chão, na calçada da estação e no grande espaço
oferecido pela grande casa, a Vila S. José" (Ney Robinson,
01/2007).
"O
povoado talvez nunca tenha sido maior do que (hoje), mas o abandono
cruel é visível desde a destruição da pequena estação da RVC,
quase a seu lado, até a pobreza atroz de suas moradas. Na Escola
não há aulas, pois está em reparos, o Posto de Saúde está fechado,
pois está caindo aos pedaços, a água do chafariz é salobra,
a Igreja está de pé, mas o padre não vai lá, pois certamente
sujará os sapatos no estrume de gado. Os habitantes já estão
contando as poucas visitas dos políticos neste ano de eleições
municipais. Dr. Privat morreu de uma queda de cavalo, mas hoje
não há cavalos, nem burros, nem jumentos, nem motos, só cabras
e porcos a procura de comida" (José Xavier
Filho, 6/3/2008).
Em 2017 estava difícil de ser fotografada pelo excesso de mato que a invadiu.
(Fontes: Ney Robinson; Antonio Camocim Ribeiro;
José Xavier Filho; Illustração Brasileira: 2145
Quilômetros pelo Nordeste Brasileiro, 1922; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em ruínas, em 2005. Foto Ney
Robinson |
A casa do agente da estação, em 2005. Foto Ney
Robinson |
A estação ainda em ruínas em 2015. Foto
Antonio Camocim Ribeiro |
A estação em 2017. Foto Geraldo Langovsky |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.12.2022
|
|