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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1901-1971)
FEPASA (1971-1957)
ABPF (2005-) |
DESEMBARGADOR
FURTADO
Município de Campinas, SP |
Linha-tronco - km 23,882 (1938) |
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SP-0107 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.10.1901 |
Uso atual: moradia (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Desembargador Furtado foi aberta em 1901. Recebeu o nome
de um dos proprietários da Fazenda Duas Pontes, que foi o responsável
pela construção da estação, depois de negociações com a Mogiana.
Essa fazenda foi a maior produtora de café do município, sendo portanto
durante muitos anos a que mais embarcava o produto, em Campinas.
Em 1929, o prédio original da estação foi substituído por outro mais
novo, construído próximo à estação original,
quando da abertura do novo trecho, de Tanquinho até esta estação.
"A velha estação ficava próxima a ponte do Rio
Atibaia, local onde se instalou a Colônia de Férias do Sindicato dos
Ferroviários da Mogiana. A antiga estação, com a retirada do trecho
velho, foi demolida, porém curiosamente deixaram os alicerces da mesma,
que ficaram até a ocupação do local pela citada colônia de férias,
quando foram totalmente removidos" (Bruno Arielba, 12/2003).
Em 1957, a estação de Desembargador Furtado foi fechada pela
Mogiana (*RM-1957). Realmente, ela não é citada
no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Interessante
notar que o "Horário oficial dos trens de passageiros
e mistos a partir de 3-1-1967" da Mogiana informa que "os
trens P1 param na ex-estação de Desembargador Furtado".
"Nasci em Desembargador Furtado (Mogiana). Saí de lá
só com o fechamento da estação em 1957. Meu pai
era telegrafista ali. Trabalhei na Mogiana como telegrafista em outros
locais, desde 1962 até 1973 quando saí" (Sidney
Saviani, Campinas, 07/2002).
Em 1977, vinte anos depois, o último trem passou por ali, sem parar.
Em 1981, a VFCJ passou a operar o trecho com fins turísticos, mas
a velha estação, fechada havia mais de vinte anos, entrou em litígio
de posse e não pôde ser incorporada à ABPF.
Em 2005, junto à estação existia ainda uma colônia, infelizmente abandonada,
que ainda mostrava em suas ruínas um conjunto arquitetônico harmonioso;
nela, na primeira metade do século XX, a Mogiana mantinha ferroviários
responsáveis pela manutenção do trecho, e da ponte sobre o rio Atibaia,
próxima dali. Também foi ali a primeira escola de sericicultura no
país, para aplicar a seda no tratamento de algodão, que a fazenda
também produzia. A fazenda foi dividida pelos seus herdeiros em chácaras,
e, em sua sede, está instalado hoje o Hotel Solar das Andorinhas.
Em 2007, estava servindo como moradia e como local de cultos da Assembléia
de Deus. Em 2022, segundo a ABPF, ainda estava no aguardo de uma restauração.
1911
AO LADO: Desastre ferroviário próximo
à estação de Desembargador Furtado (O
Estado de S. Paulo, 26/5/1911).
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ACIMA: A foto mostra a linha velha e a nova
da Mogiana se juntando por volta de 1926 em Desembargador Furtado.
A estação não aparece. As duas linhas ainda existem
neste momento da fotografia. A nova (atual) está em primeiro
plano. A segunda está onde está a locomotiva e, pouco
tempo depois desta fotografia, foi retirada (Acervo Nilson Rodrigues).
ACIMA: A locomotiva 100 da Mogiana na estação (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Adriano Martins; Bruno Arielba; Eduardo Dantas; Sidney Saviani; Nilson
Rodrigues; ABPF; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969;
Companhia Mogiana: Horário oficial dos trens de passageiros
e mistos a partir de 3-1-1967; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 10/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, ao fundo,em 10/03/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação, em 2002. Do outro lado, os
trilhos e o trem continuam passando. Foto Adriano Martins |
A estação em 2003. Autor desconhecido |
A estação em 2003. Autor desconhecido |
A estação em 3/2/2007. Foto Eduardo Dantas |
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Atualização:
14.12.2022
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