|
|
...
Gety
Tanquinho
Desembargador Furtado
...
Tronco CM-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1875-1926) |
TANQUINHO
Município de Campinas, SP |
Linha-tronco original - km 20 |
|
SP-2893 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 03.05.1875 |
Uso atual: depósito (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1880 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A primeira estação,
depois da estação de Campinas da Cia. Paulista, a que o trem
da Mogiana chegava no início das suas atividades em 1875, era Tanquinho.
"Construída no local deste nome em que a estrada dos
Fazendeiros do bairro da Atibaia atravessa a linha no km 20 e terras
do Comendador Manoel Carlos Arantes" (*RM-26/7/1874).
O nome do Comendador pode, no entanto, estar errado: seu nome teria
sido Manoel Carlos Aranha, segundo a pesquisadora Helena
Ramos, de Campinas.
Essa estação original, cujo prédio foi construído em 1880, situava-se
em local diferente da atual; a retificação do trecho, em 1926, deixou-a
fora do leito com sua conseqüente desativação, substituída pela nova.
Em 2016, estava descaracterizada, mas em pé, dentro da Fazenda Santa
Maria, servindo como paiol, a uns 700 metros a oeste da estação
nova.
(ver também TANQUINHO-NOVA)
1882
AO LADO: Acidente em Tanquinho (A Provincia de S. Paulo, 02/07/1882). |
|
1890
AO LADO: Acidente em desvio de Tanquinho (O Estado de S. Paulo, 28/10/1884). |
|
1890
AO LADO: Acidente entre Tanquinho e Mato Dentro (Carlos Gomes) (O Estado de S. Paulo, 5/11/1890). |
|
1891
AO LADO: Acidente entre Tanquinho e Anhumas (O Estado de S. Paulo, 28/6/1891). |
|
1893
AO LADO: Acidente em Tanquinho (O Estado de S. Paulo, 24/6/1893). |
|
1895
AO LADO: Acidente entre Tanquinho e Mato Dentro (Carlos Gomes) (O Estado de S. Paulo, 24/6/1893). |
|
1920
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 1/3/1920). |
|
ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Emerson
Rancoletta; Kelso Medici; Juliano Peretto; Mogiana: Relatórios
anuais, 1872-1927; Mogiana: Álbum, 1910; ABPF; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Tanquinho, c. 1910. Foto do álbum
da Mogiana |
Estação antiga de Tanquinho, em 30/11/1998, junto às árvores,
no centro da foto; ela é o prédio um pouco mais alto, do qual
se vê somente o topo (com a fachada em degraus). Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, em 24/09/1997, bastante diferente do
que era quando estava ativa. Foto Juliano Peretto, cedida por
Kelso Medici |
A antiga estação em 2/11/2011. Foto Emerson Rancoletta |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.08.2021
|
|