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Rondinha
Engenheiro Bacellar
Jaó
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
BACELLAR
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itararé - km 316,986 (1931) |
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SP-0248 |
Altitude: 695 m |
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Inauguração: 01.01.1909 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi
inaugurada em 1909, como ponta de linha (por somente dois meses) -
e com o nome de Lagoa Grande. Logo em seguida tomou o nome
de um dos engenheiros que projetaram a linha, Huet Bacellar,
nomeando-se Engenheiro Bacelar. Hoje está situada a cerca de
um quilômetro da estrada Capão-Bonito-Itapeva, por uma estrada
quase toda asfaltada. Em 1978, o trem de passageiros para Itararé
deixou de circular. Em 1986, a estação ainda ficava aberta para troca
de "staff", mas somente em períodos de grande carregamento.
Na época,

ACIMA: O cargueiro da ALL passa em frente à
antiga estação de Engenheiro Bacellar em 3/2/2011. Como
se diz, sobrou aoenas o "casco" do prédio (Foto André
Luiz de Lima).
recomendou-se fazer as reformas necessárias para mantê-la
aberta. Apesar disso, nada foi feito. Hoje, a estação está abandonada,
cercada de mato alto, isolada da civilização. Vidros quebrados, depredação,
parte da cumeeira destruída. Portas e janelas não mais existem,
apenas uma ou outra esquadria de madeira; a sujeira predomina. Junto
à estação, e exatamente por causa dela, existe um armazém da CIBRAZEM,
que também está abandonado há anos. Também uma pequena vila, do outro
lado da linha, ainda sobrevive. O trem de passageiros Sorocaba-Apiaí,
desativado em março de 2001, não parava nela.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hugo
Caramuru; André Luiz de Lima; Adriano Martins; Christian Steagal-Condé;
FEPASA: Relatório de Informações Fixas, 1986;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1909. Foto de livro da Sorocabana
da época |

A estação, ativa, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |

Já meio largada, mas ainda inteira, em junho de 1990.
Foto Hugo Caramuru |

A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |

A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |

A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |

A estação abandonada em 15/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |

A estação em estado muito pior, em 13/07/2003.
Foto Adriano Martins |

Interior da estação, em 13/07/2003. Foto Adriano
Martins |
Em maio de 2004 ela está pior ainda. Foto Christian Steagal-Condé |
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Atualização:
09.12.2013
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