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Artur Nogueira
Engenheiro Coelho
Tujuguaba
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Ramal de P. Salles - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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Cia. Carril Funilense
(1912-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960) |
ENGENHEIRO
COELHO
(antiga GUAYQUICANA ou GUAIQUICÁ)
Município de Engenheiro Coelho, SP |
Ramal de Pádua Salles -
km 248,563 (1934) |
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SP-0240 |
Altitude: 632 m |
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Inauguração: 02.07.1912 |
Uso atual: posto de saúde (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola
Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo
do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época
chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo
não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a
bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava
ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em
01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a
sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de
Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de
1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem
poucos os resquícios da velha Funilense. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guaiquicana, ou Guaiquicá, foi inaugurada
em 1912. A estação deu origem ao distrito, que se tornou município
bem mais tarde, nos anos 1990.
Há outra versão, segundo Marcelo Teodoro: O nome
da estação e do povoado a que ela deu origem teria sido
e teria sido aberta em 01/12/1911; porém, segundo se acha,
o nome da colônia e o da estação sempre teriam
sido diferentes, pois o nome Engenheiro Coelho, nome
que homenageava o engenheiro José
Luiz Coelho, à época inspetor da Sorocabana e responsável pela
sua construção, já teria sido dado anteriormente à sua
instalação. Ela atendia ao Núcleo Colonial Visconde
de Indaiatuba.
Para complicar mais as coisas, o nome Engenheiro Coelho foi
o nome inicial, até 1º/setembro de 1923, da estação
de Conchal, na hoje sede do município do mesmo nome.
(Ver caixa abaixo)
A estação foi fechada com a linha, em 1960.
"Eu morei nessa mesma estação em 1953, meu pai Lázaro da Silva era o chefe dela. Morei na cidade por 2 anos, depois meu pai foi para Paulínia. (Antonio Carlos da Silva, 20/11/2020)".
O
prédio ainda existia em 2010 e era um posto de saúde. Foram construídos
anexos ao prédio para ampliação do posto de saúde.
A antiga estação, bastante descaracterizada, mas em
muito bom estado de conservação, ainda tinha então algumas casas
da colônia da antiga fazenda, bem à frente de sua antiga
fachada, e ficava a cerca de 600 metros da estrada que liga Mogi-Mirim
a Limeira.
ACIMA:
A estação de Guayquicana ganhava os primeiros melhoramentos
em 1916 (O Estado de S. Paulo, 18/3/1916).
1917
AO LADO: Jovem é herói na estação de Guaiquicuá (O Estado de S. Paulo, 11/4/1924). |
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1923
AO LADO: Mudança
de nomes nas estações de Guaiquicá e
de Engenheiro Coelho em 1o de setembro de 1923 - mas a noticia
é de 7 meses mais tarde (O Estado de S. Paulo, 11/4/1924).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Reparação e pintura de casas de turma
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1960.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
ACIMA: Na estação de Engenheiro
Coelho, o que deve ter sido o último trem: o de retirada de
trilhos, no final de 1960 (Autor desconhecido). ABAIXO:
Depois disso, o completo abandono. Foto de 1976 (Foto Edson
Favero).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Edson Favero; João Carlos Reis Pinto; Marcelo Teodoro; Leandro
Guidini; Acervo Familia Hereman; O Estado de S. Paulo, 1924; E. F.
Sorocabana: relatórios anuais, 1920-65; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação em funcionamento - anos 1950? Foto Familia
Hereman. Acervo Leandro Guidini |
Vista do lado da fachada, hoje na frente de uma rua asfaltada,
a estação virou um posto de saúde... |
...com anexos modernos que não aparecem na foto, pois
estão do outro lado. à sua frente (do outro lado
da rua que aparece do lado esquerdo da foto)... |
...estão as antigas casas de colônia da fazenda
de café que ali existia, e que hoje, em área urbana,
servem de moradia... |
...não muito longe da parte central da pequena cidade
que é hoje Engenheiro Coelho. Fotos Ralph M. Giesbrecht,
tomadas em 11/03/2002 |
Estação de Engenheiro Coelho em 1/6/2010. Foto
João Carlos Reis Pinto |
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Atualização:
01.07.2023
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