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Taubaté
Engenheiro Cotrim
Pindamonhangaba
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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E. F. Central do
Brasil (1951-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
COTRIM
Município de Tremembé, SP |
Ramal de São Paulo - km 337,208 |
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SP-0239 |
(Variante Taubaté-Pindamonhangaba) |
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Inauguração: 05.12.1951 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia
ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do
tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no
terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte,
com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro
trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho
todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho
entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980,
pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos
provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte
de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do
Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária
da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal,
continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro
II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: a estação de
Engenheiro Cotrim foi aberta na linha nova entre Taubaté
e Pindamonhangaba em 1951. A estação, no início,
parece que se chamava "Tremembé-nova", pelo
menos popularmente. "A variante foi inaugurada entre o final
de 1951 e início de 1952, segundo uma notícia que apurei na edição
do mês de abril de 1952 do jornal A Tribuna de Taubaté, o trecho e,
conseqüentemente a estação já havia sido desativada e o mesmo artigo
ainda fazia críticas quanto à localização da "Tremembé Nova"
que foi aberta bem longe da cidade. Talvez por este motivo apenas
os trens paradores continuaram a fazer suas paradas nesta estação,
repare que os trens que não param correspondem ao Santa Cruz, Diurno
Paulista (DP), Rápido Paulista e Noturno Paulista, que eram os que
ofereciam maiores comodidades na época e os mais caros. Alguns ferroviários
mais antigos me contaram que a estação não passava de
uma parada coberta, sem maiores instalações" (Marco Giffoni,
02/2006). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, de 5/4/1977,
a estação já estava fechada nessa data. Segundo
o pessoal da estação de Taubaté ela foi demolida há mais de
20 anos. (Veja também TREMEMBÉ)
(Fontes: Willliam Martins; Marco Giffoni; O Estado
de S. Paulo, 1977; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma da estação demolida em 2003, à
direita da linha. Foto Willliam Martins |
Plataforma da estação demolida em 2005, quase
imperceptivel debaixo do mato. Foto Marco Giffoni |
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Atualização:
07.04.2013
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