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VXY Mogiana em MG
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Taubaté
Engenheiro Cotrim
Pindamonhangaba
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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E. F. Central do Brasil (1951-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO COTRIM
Município de Tremembé, SP
Ramal de São Paulo - km 337,208   SP-0239
(Variante Taubaté-Pindamonhangaba)   Inauguração: 05.12.1951
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1951 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: a estação de Engenheiro Cotrim foi aberta na linha nova entre Taubaté e Pindamonhangaba em 1951. A estação, no início, parece que se chamava "Tremembé-nova", pelo menos popularmente. "A variante foi inaugurada entre o final de 1951 e início de 1952, segundo uma notícia que apurei na edição do mês de abril de 1952 do jornal A Tribuna de Taubaté, o trecho e, conseqüentemente a estação já havia sido desativada e o mesmo artigo ainda fazia críticas quanto à localização da "Tremembé Nova" que foi aberta bem longe da cidade. Talvez por este motivo apenas os trens paradores continuaram a fazer suas paradas nesta estação, repare que os trens que não param correspondem ao Santa Cruz, Diurno Paulista (DP), Rápido Paulista e Noturno Paulista, que eram os que ofereciam maiores comodidades na época e os mais caros. Alguns ferroviários mais antigos me contaram que a estação não passava de uma parada coberta, sem maiores instalações" (Marco Giffoni, 02/2006). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, de 5/4/1977, a estação já estava fechada nessa data. Segundo o pessoal da estação de Taubaté ela foi demolida há mais de 20 anos. (Veja também TREMEMBÉ)
(Fontes: Willliam Martins; Marco Giffoni; O Estado de S. Paulo, 1977; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma da estação demolida em 2003, à direita da linha. Foto Willliam Martins

Plataforma da estação demolida em 2005, quase imperceptivel debaixo do mato. Foto Marco Giffoni
 
     
     
Atualização: 07.04.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.