|
|
...
Tremembé
Pindamonhangaba
Curuputuba
...
Saída para a E. F. Campos do Jordão: Pindamonhangaba-EFCJ
...
ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
...
|
|
|
|
|
E. F. do Norte (1877-1896)
E. F. Central do Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PINDAMONHANGABA
Município de Pindamonhangaba, SP |
Ramal de São Paulo - km
325,961 |
|
SP-2696 |
Altitude: 554 m |
|
Inauguração: 18.01.1877 |
Uso atual: desconhecido (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: Pindamonhangaba era
uma das estações da linha original, aberta pela E. F. São Paulo-Rio,
em 1877.
Dela, a partir de 1916 passou a sair a E. F. Campos de Jordão,
que a ligava à cidade de Campos de Jordão.
Em 3 de julho de 1922, os aviadores portugueses Gago Coutinho
e Sacadura Cabral vieram do Rio para São Paulo
e, em princípio, a comitiva não tinha parada prevista para Pindamonhangaba.
O relato a seguir mostrava que "o trem especial que conduzia
os bravos aviadores e sua comitiva não tinha parada marcada para
esta cidade. O povo, porém, postou-se na linha impedindo a sua passagem
com bandeiras vermelhas. O comboio parou, então, recebendo os heróicos
aviadores estrondosa manifestação por parte da enorme massa popular
que enchia a gare e uma grande extensão da linha ferrea.
A estação estava toda ornamentada, tocando por occasião da chegada
do especial duas bandas de musica. Saudando os illustres viajantes,
falou o dr. Alfredo Machado que pronunciou o seguinte discurso:
(...) Após serem erguidos enthusiasticos e calorosos vivas, o comboio
poz-se novamente em movimento" (da Revista Portugal-Brasil,
A Hora Gloriosa da Raça, ed. Monteiro Lobato e Cia, de 1922).
É Marco Giffoni quem conta: "Em Pinda,
dizem que toda aquela área que compreende a estação
e a escola Alfredo Pujol era um cemitério. Certa vez li uma
crônica sobre a cidade, em que o Barão Homem de Mello,
na época da construção da E. F. do Norte, saiu
para procurar um local adequado para a estação
e ao se deparar com aquele cemitério, fincou a bengala no
chão e disse: "vamos limpar tudo e fazer o prédio
aqui". O pessoal da cidade, supersticioso, ficou desgostoso
com a escolha, mas tiveram de aceitar..." Essa estação,
a original, foi demolida quando da construção do prédio
atual, no mesmo local dela, em 1921.
Em 1971, a saída para Campos de Jordão passou a ser feita
por uma estação própria para isso, alguns metros à frente na linha;
a estação de Pindamonhangaba ainda atendeu passageiros por
mais alguns anos, até que nos anos 1980 isso acabou.
Em 1999, ela abrigava a sede de uma ONG e tinha uma sala
ainda para um operador de sinalização da MRS, empresa que detinha
a concessão da linha da antiga Central.
|
1876
AO LADO: Esperando pela abertura "breve" da estação de Pindamonhangaba
(A Provincia de S. Paulo, 13/1/1877). |
|
1877
AO LADO: Esperando pela festa de abertura da estação de Pindamonhangaba
(A Provincia de S. Paulo, 13/1/1877). |
|
1877
AO LADO: As obras no armazem de cargas na estação de Pindamonhangaba
(A Provincia de S. Paulo, 25/11/1877). |
ACIMA: Anunciando a inauguração da estação de Pindamonhangaba em 1878, partindo o trem de convidados da estação do Norte e chegando a Pindamonhangaba em 17 de janeiro. Também anuncia o trem inaugural para o dia 18 (A Provincia de S. Paulo,
14/1/1878).
ACIMA: A reportagem mostra que tudo correu como esperado: a inauguração foi feita, teve festas, etc (A Provincia de S. Paulo,
21/1/1878).
|
1879
AO LADO: Descarrilamento em Pindamonhangaba
(A Provincia de S. Paulo, 01/06/1879). |
|
1882
AO LADO: Mais um descarrilamento em Pindamonhangaba
(A Provincia de S. Paulo, 01/04/1882). |
|
1883
AO LADO: Cai a ponte da ferrovia em Pindamonhangaba
(A Provincia de S. Paulo, 25/02/1883). |
|
1889
AO LADO: Voltando de uma visita a São Paulo e o interior da provincia, o trem do Conde D'Eu para na estação de Pindamonhangaba. O jornal A Provincia deu a notícia de forma a mostrar que era totalmente contra a monarquia e fazia ampla campanha para derrubá-la
(A Provincia de S. Paulo, 27/3/1889). |
|
1900
AO LADO: A estação ganha iluminação a gas
(A Provincia de S. Paulo, 27/3/1889). |
ACIMA: Estação de
Pidamonhangaba, prédio que foi aberto em 1884, em postal de c. 1910 (Cartão postal colorizado).
|
1917
AO LADO: Colisão do trem PS-1 com um trolei em Pidamonhamgaba
próximo à estação (O Estado de
S. Paulo, 12/02/1917) |
|
1925
AO LADO: Descarrilamento
próximo à estação (O Estado de
S. Paulo, 23/5/1923)
|
ACIMA: O desastre em Pindamonhangaba em 1927
(0 Estado de S. Paulo, 8/2/1927).
ACIMA e ABAIXO: "O SINISTRO DE PINDAMONHANGABA
EM 1927 - A fatalidade pesou mais uma vez sobre a E. F. Central
do Brasil, verificando-se há poucos dias um grande desastre
nas proximidades de Pindamonhangaba, antes do kilometro 325. Da
composição do trem paulista tombaram, espatifando-se,
o tender, o carro-correio, dois wagons de segunda classe e o do
chefe do trem. Houve um morto e vários feridos no desastre.
As nossas gravuras mostram: 1 - a casa do Sr. Cembranelli, a dez
metros da linha, a qual ruiu pelo abalroamento da composição.
2 - Eloqüente aspecto do estado em que ficaram os carros. 3
- O guindaste funcionando sobre os destroços, horas depois
do sinistro. 4 - O estado em que ficou o carro do correio"
(texto e fotos da Revista da Semana, 19/02/1927).
|
1951
AO LADO :Queda de aterros em Pindamonhangaba
(O Estado de S. Paulo, 31/03/1951). |
ACIMA: Reprodução de foto e
legenda da Revista do DAE, de São Paulo, edição
de abril de 1959 (Revista D. A. E. - Departamento de Águas
e Esgotos de São Paulo, 4/1959).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Adalberto Benitez; Marco Giffoni; Nelson Correa; O
Estado de S. Paulo, 1925; Revista do DAE, 1959; www.pindasp.cjb.net;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Revista da Semana, 1927; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação original de Pindamonhangaba, foto sem
data; foto www.pindasp.cjb.net |
Estação de Pindamonhangaba, em 1928. Foto do livro
de Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação,
1928 |
A estação em 1988. Foto Adalberto Benitez |
Fachada da estação de Pindamonhangaba, em 14/01/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação de Pindamonhangaba, em 14/01/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Ao fundo à esquerda, a estação, em 14/01/1999.
Do outro lado da linha, à direita na foto, o armazém
que se afirma ser o prédio da estação antiga.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 07/2005. Foto Nelson Correa |
A estação em 2/2010. Foto Marco Giffoni |
|
|
|
|
|
Atualização:
25.09.2023
|
|