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Rio dos Campos
Engenheiro Ferraz
Pai Matias
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Mairinque-Santos
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1969
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E. F. Sorocabana
(1939-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
FERRAZ
Município de Itanhaém, SP |
Mairinque-Santos - km 75,499 (1960) |
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SP-0310 |
Altitude: 610 m |
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Inauguração: 21.09.1939 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1939 |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil.Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerce de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: Chamada,
durante a construção da estrada, de Chapéu, a estação
foi inaugurada em 1939, dois anos depois da abertura do ramal, já
com o nome - Engenheiro Ferraz - de um dos engenheiros que
trabalharam na construção do ramal; seu nome era Sebastião
Ferraz e trabalhou em outras obras da Sorocabana também.
Isso é o que se deduz dos relatórios da Sorocabana,
mas o fato é que isso pode não ter sido exatamente a
realidade: as fotos de 1939 ao pé da página foram tiradas
entre 1938 e 1939 pelo chefe da estação nessa época.
Estaria aberta já em 1938? O nome Chapéu foi
usado - aparece na placa nas fotografias (Chapeo). Ainda teria
então este nome pelo menos até 1939? Veja as fotos lá
embaixo. Notar também que a estação era outra:
um pequeno prédio de madeira, que pode até ser dois
prédios juntos, como palafitas - o piso não tocava o
chão.
O local tem um difícil acesso por carro, estando situada no
início da descida da serra do Mar.
A estação de alvenaria que substituiu o prédio
de madeira (o que deve ter acontecido não muito tempo após
a abertura da estação, por ter esta o mesmo estilo de
outros prédios do ramal) em 2015 estava já em ruínas.
Em 2018 nada mais sobrava dela.
ACIMA:
Locomotiva RSD-8 Fepasa nº 3502, ex CM, descendo a serra com o trem
de passageiros (Trem dos Índios). O carro de passageiros é
um Busch. A casinha ao lado da linha NÃO é a estação,
mas o local é muito próximo à estação
de Engenheiro Ferraz (Foto Coaraci Camargo em 14/4/1979).
ABAIXO: Entrada do pátio - o trem vem chegando de Evangelista de Souza
- da estação de Engenheiro Ferraz. Notar a inclinação
(Foto William --, novembro de 2007).
(Fontes: Lucas Santos; Wanderley Guevara Fernandes;
Coaraci Camargo; William -; Ricardo Koracsony; Carlos Roberto Almeida;
E. F. Sorocabana: Relatórios anauis, 1920-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação antiga, ainda com o nome de Chapéu,
em 1939. Acervo Wanderley Guevara Fernandes |
A estação antiga, ainda com o nome de Chapéu,
em 1939. Acervo Wanderley Guevara Fernandes |
A estação, em 01/12/1991. Foto Carlos Roberto
Almeida |
A estação abandonada, em 03/2003. Foto Ricardo
Koracsony |
A estação abandonada, em 03/2003. Foto Ricardo
Koracsony |
A estação abandonada, em 2007. Foto William - |
A estação em 23/5/2015. Foto Lucas Santos |
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Atualização:
18.04.2018
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