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Engenheiro Ferraz
Pai Matias
Mãe Maria
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Mairinque-Santos - 1937
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1937-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PAI
MATIAS
Município de São Vicente, SP |
Mairinque-Santos - km 83,913 (1960) |
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SP-2646 |
Altitude: 446 m |
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Inauguração: 10.11.1937 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil.Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerce de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pai Matias foi aberta em 1937 e seu nome teria origem, segundo
alguns, no aguadeiro da região que trazia água para
os operários que construíam a linha. Segundo outros,
ele seria o nome de um dos morros da serra do Mar.
A estação não pode ser alcançada por carro. Está na
descida da serra do Mar.
"(...) Chegamos ao pátio de Pai Matias, última estação antes de
Paratinga. Como a maioria dos pátios dessa região, também foi desativado
depois que o licenciamento passou a ser feito via satélite. Completamente
abandonado, o lugar dá arrepios. Ótimo cenário para um filme de terror(...)".
Este relato do jornalista Fábio Borges, na Revista Ferroviária,
de janeiro/2000, descreve um passeio com os trens da Ferroban na Mairinque-Santos,
em fins de 1999, nos quaisl desceu a serra durante a noite. Ele cita
a estação como sendo a última antes de Paratinga, num trecho
em que, apenas vinte anos antes, ainda existiam pelo menos quatro
estações e paradas.
Pai Matias estava em 2002 tomada por um grupo de índios
da região (11/2002).
"Quando meu pai era telegrafista em Pai Mathias, o chefe da estação
o convidou, numa dessas folgas, para irem "caçar" (cortar) palmitos.
Na época, meu pai tinha 15/16 (hoje tem 81) anos e topou imediatamente.
Pois bem, foram os dois e após algumas horas de picadas abertas no
facão e também algumas pilhas de palmitos, o chefe da estação falou:
'Castro, vamos embora'. Meu pai não entendeu e começou a coletar os
palmitos à beira da trilha. Imediatamente o
chefe, em pânico, falou: largue tudo, vamos, vamos. Meu pai, vendo
a expressão do amigo, largou e voltaram correndo para
Pai Mathias. Lá chegando, imediatamente o chefe fechou tudo. Meu pai
então perguntou o que tinha acontecido. E o chefe, perguntou: 'você
não escutou o estalar?' Meu pai: 'que estalar?' 'Das orelhas da onça',
respondeu o chefe. Aí meu pai falou que não. E o chefe falou parece
um estalar dos nossos dedos polegar e indicador. Conheces aquele movimento
que faz barulho, tec.... tec... tec... Meu pai conta que aquela noite,
a onça os rondou o tempo inteiro na estação, estalando as orelhas.
E ele jura que é verdade. E deve ser, já que escuto essa história
desde pequeno, ou seja ela é repetida periodicamente, há mais ou menos
40 anos" (José David de Castro, 11/2002).
ACIMA: Trem que seguia de Embu Guaçu
para Santos e vice-versa, uma versão mais curta do "trem
dos indios" da velha Sorocabana, depois Fepsasa, parado na estação
de Pai Matias, provavelmente durante a primeira metade dos anos 1990.
Este trem acabou em 1997 (Foto Alberto del Bianco).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1937 a 1976.
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(Fontes: Nilson Rodrigues; Antonio
A. Gorni; Carlos Roberto de Almeida; Carlos Campanhã; Alberto
del Bianco; Ricardo Koracsony; José David de Castro; Fábio Borges;
Revista Ferroviária, 2000; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais,
1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, à direita a sua plataforma,
em 1983. Foto Nilson Rodrigues |
Estação de Pai Matias, ainda mostrando alguma
vida, em 1983. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 1986. Acervo Carlos Campanhã |
Vista do trem, a estação de Pai Matias, em 1/12/1991.
Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação em 11/2002. Foto Antonio A. Gorni |
A estação em 03/2003. Foto Ricardo Koracsony |
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Atualização:
25.04.2020
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