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Ribeiro do Valle
Engenheiro Gomide
Venerando
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ramal de Mococa - 1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1889-1966) |
ENGENHEIRO
GOMIDE
Município de São José
do Rio Pardo, SP |
Ramal de Mococa - km 42,786 |
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SP-0309 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.08.1889 |
Uso atual: depósito (1999) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal teve
origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta
em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em
junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa,
prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11
km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação
de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até
essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas
foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa
também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até 1977, quando
a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram
definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J.
Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de
tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: "Foi
inaugurada a 2 de Agosto (de 1889) a estação
"Engenheiro Gomide", 9 kilometros além da de S. José
do Rio Pardo, e esta já está prestando bons serviços
a lavoura da zona em que está situada e adjacente (ver caixas abaixo de 1889). Dando o
nome do 1° Engenheiro (Candido Gonçalves Gomide)
áquella estação, quis a Directoria testemunhar
d'este modo a grande consideração em que tem os serviços
pelo mesmo prestado á esta Companhia. Deste ponto á cidade
de Mococa estão muito adiantados os trabalhos de terraplanagem
devendo-se de poucos dias dar começo ao assentamento de trilhos" (relatório da Mogiana,
13/10/1889).
Esta estação foi a segunda do
ramal a ser fechada, isto em 1957 (*RM-1957).
Serviu de parada
até a desativação do ramal de Mococa, em 1966.
Estava em 1999 localizada na Fazenda Pinheiro, ao lado
de uma estrada de terra que ligava a antiga estrada de São
José e Mococa com a Fazenda Tubaca. O dístico
não ostentava mais o nome da estação, mas sim o nome José Pinheiro. A pessoa deve ser relacionada com seu proprietário atual, cujo nome é Rubens Lobato Pinheiro.
1889
AO LADO:O anuncio foi em 31 de julho, mas a inauguração deu-se mesmo em 2 de agosto (A Provincia de
S. Paulo, 31/7/1889). |
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1889
AO LADO: Horario do futuro ramal de Mococa após 2 de agosto, incluindo Engenheiro Gomide. Notar apenas três estações, além de Casa Branca, na tabela (A Provincia de
S. Paulo, 31/7/1889). |
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1892
AO LADO: Acidente na estação de Engenheiro Gomide (O Estado de
S. Paulo, 6/2/1892). |
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1899
AO LADO: A população de São José do Rio Pardo pede que os trens de passageiros passem a cruzar na estação, ao invés de em Engenheiro Gomide, como vem sendo feito
(O Estado de S. Paulo, 14/2/1899). |
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1889 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
deixando a estação de Mococa em 1966. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999;
Eduardo Dias Roxo Nobre; Rodolpho José Del Guerra: Riquezas
do Baú Provinciano; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Cia.
Mogiana: Relatórios oficiais, 1880-1969; IBGE, 1960; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Engenheiro Gomide, c. 1910. Foto
do álbum da Mogiana |
A estação, c. 1910, em foto do livro Riquezas
do Baú Provinciano, de Rodolpho José Del Guerra |
A estação, em 30/12/1999, com o dístico
mostrando "Fazenda Pinheiro". Foto Ralph M.
Giesbreht |
A estação, em 30/12/1999, com o dístico
mostrando "Fazenda Pinheiro". Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em 03/2009. Foto Eduardo Roxo Nobre |
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Atualização:
08.05.2020
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