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VXY Mogiana em MG
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Guaratinguetá
Engenheiro Neiva
Lorena
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. Central do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1998)
ENGENHEIRO NEIVA
Município de Guaratinguetá, SP
Ramal de São Paulo - km 287,491   SP-0318
Altitude: 538 m   Inauguração: 04.07.1921
Uso atual: estação da MRS (2002)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Neiva foi inaugurada em 1921 e seu nome era um homenagem a Lucas Soares Neiva, sub-diretor da 5a. seção da Central do Brasil.

Engenheiro
Neiva é hoje um bairro industrial, e perto da estação chega o ramal da BASF, recentemente construído. Tem um pátio grande que facilita o cruzamento dos trens, não havendo livre trânsito de automóveis naquele local.

Com uma cerca de arame com a placa da MRS delimitando o local, a estação - que não é a original, bombardeada em 1932 - foi recentemente reformada pela MRS (2002) e reaberta.

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ACIMA: O desastre em Engenheiro Neiva em 1926 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 10/5/1926).
ABAIXO: O mesmo desastre. Na madrugada de um sábado da primeira quinzena de maio de 1926, chocaram-se entre Engenheiro Neiva e Guaratinguetá os dois primeiros noturnos saídos na noite da sexta-feira de São Paulo para o Rio e o do sentido contrário, "tendo havido algumas victimas a lamentar" (Revista da Semana, 15/5/1926).

1927
AO LADO:
CLinhas telegráficas (Folha da Manhã, 21/1/1927)

1928
AO LADO:
Colocação de cabine de controle na estação (Folha da Manhã, 18/2/1928)

1932
AO LADO:
Colocação de cabine de controle na estação (O Estado de S. Paulo, 30/62/1932)

ACIMA: Da estação antiga de Engenheiro Neiva, desativada e demolida já sem trilhos durante a construção das variantes da linha, sobrou apenas uma das estruturas de cobertura de plataforma, feita em trilhos (Foto Marco Giffoni em fevereiro de 2011).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Manoel Monachesi; Marco Giffoni; Nelson Correia; Marcello Talamo; Revista da Semana, 15/5/1926; Folha da Manhã, 1928; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação bombardeada durante a revolução de 1932. Foto cedida por Marcello Talamo

A estação bombardeada, em 1932. Foto cedida por Marco Giffoni

A estação nos anos 1980. Foto Manoel Monachesi
A estação, em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 01/10/2002, depois da reforma da MRS. Foto Nelson Correia

A estação, em 01/10/2002, depois da reforma da MRS. Foto Nelson Correia
     
Atualização: 27.04.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.