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Guaratinguetá
Engenheiro Neiva
Lorena
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. Central do
Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1998) |
ENGENHEIRO
NEIVA
Município de Guaratinguetá,
SP |
Ramal de São Paulo - km
287,491 |
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SP-0318 |
Altitude: 538 m |
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Inauguração: 04.07.1921 |
Uso atual: estação da MRS (2002) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Neiva foi inaugurada em 1921 e seu nome era um
homenagem a Lucas Soares Neiva, sub-diretor da 5a. seção da
Central do Brasil.
Engenheiro Neiva é hoje um bairro industrial, e perto da
estação chega o ramal da BASF, recentemente construído. Tem
um pátio grande que facilita o cruzamento dos trens, não havendo livre
trânsito de automóveis naquele local.
Com uma cerca de arame com a placa da MRS delimitando o local, a estação
- que não é a original, bombardeada em 1932 - foi recentemente
reformada pela MRS (2002) e reaberta.
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ACIMA: O desastre em Engenheiro Neiva
em 1926 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA
(O Estado de S. Paulo, 10/5/1926).
ABAIXO: O mesmo desastre. Na madrugada de um sábado
da primeira quinzena de maio de 1926, chocaram-se entre Engenheiro
Neiva e Guaratinguetá os dois primeiros noturnos saídos
na noite da sexta-feira de São Paulo para o Rio e o do sentido
contrário, "tendo havido algumas victimas a lamentar"
(Revista da Semana, 15/5/1926).
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1927
AO LADO: CLinhas telegráficas (Folha da Manhã,
21/1/1927)
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1928
AO LADO: Colocação de cabine de controle
na estação (Folha da Manhã, 18/2/1928)
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1932
AO LADO: Colocação de cabine de controle
na estação (O Estado de S. Paulo, 30/62/1932) |
ACIMA: Da estação antiga de Engenheiro Neiva,
desativada e demolida já sem trilhos durante a construção
das variantes da linha, sobrou apenas uma das estruturas de cobertura
de plataforma, feita em trilhos (Foto Marco Giffoni em fevereiro de
2011).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Manoel Monachesi; Marco Giffoni; Nelson Correia; Marcello Talamo;
Revista da Semana, 15/5/1926; Folha da Manhã,
1928; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação bombardeada durante a revolução
de 1932. Foto cedida por Marcello Talamo |
A estação bombardeada, em 1932. Foto cedida por
Marco Giffoni |
A estação nos anos 1980. Foto Manoel Monachesi
A estação, em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 01/10/2002, depois da reforma da
MRS. Foto Nelson Correia |
A estação, em 01/10/2002, depois da reforma da
MRS. Foto Nelson Correia |
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Atualização:
27.04.2018
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