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E. F. do Norte (1877-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1998) |
LORENA
Município de Lorena, SP |
Ramal de São Paulo - km
280,604 |
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SP-0548 |
Altitude: 524 m |
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Inauguração: 08.07.1877 |
Uso atual: Centro de Juventude (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: Assim como a estação de Guaratinguetá, a estação
de Lorena foi aberta no mesmo dia em que se encontraram as
estradas de ferro do Norte e Dom Pedro II, na estação
seguinte, em Cachoeira.
De 1906 até os anos 1980, a estação servia também como ponto de partida
do ramal de Piquete, que seguia para essa cidade.
Também saía desta estação o ramal particular da Societé de Sucrerie,
com 7,2 km de extensão. Esta linha foi aberta em 28 de novembro de 1887 (ver caixa abaixo).
Em 2001 a estação estava abandonada, mas sempre com um funcionário sentado numa
cadeira de plástico na plataforma, sem nenhuma infra-estrutura de
apoio, aguardando o sinal para os trens cargueiros que passam.
A estação foi reformada pela Prefeitura e entregue pronta
no final de 2004, para abrigar a Casa do Artesão. Os trilhos
que saíam pela parte da entrada foram arrancados e no lugar
foi construída uma praça. Pena que estes trilhos eram
o que havia sobrado do ramal de Piquete.
Em 2018 a ex-estação passou a dar lugar para a Casa da Juventude.
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1877
AO LADO: O trem de lastro da EFN chega até a estação de Lorena, ainda não inaugurada. Esta seria realizada efetivamente no início de julho e não em maio como então previsto (A Provincia de S.
Paulo, 5/4/1877). |
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1877
AO LADO: Outro acidente com o trem de lastro em Lorena e um herói que salvou vários da morte (A Provincia de S.
Paulo, 25/05/1877). |
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1877
AO LADO: Poucos dias depois da inauguração da estação de Lorena, dá-se um desastre na linha da EFN próxima à estação (A Provincia de S.
Paulo, 20/7/1877). |
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1877
AO LADO: Horario de trens para Lorena e Cachoeira (A Provincia de S.
Paulo, 27/12/1877). |
ACIMA: Trens especiais para Lorena nas festas da cidade em 1884 (A Provincia de S. Paulo em 7 de fevereiro).
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1884
AO LADO: Trens especiais para Lorena na inauguração do Engenho Central em 4 de outubro - VEJA TODO O ARTIGO CLICANDO SOBRE A FOTO AO LADO (A Provincia de S.
Paulo, 28/9/1884). |
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1884
AO LADO: Inauguração do Engenho Central em Lorena em 4 de outubro - VEJA TODO O ARTIGO CLICANDO SOBRE A FOTO AO LADO (A Provincia de S.
Paulo, 8/10/1884). |
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1886
AO LADO: A estação é muito pequena para trens em cuzamento (A Provincia de S.
Paulo, 10/11/1886). |
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1886
AO LADO: Autorizada pela diretoria a construção de itens da ferrovia do Engenho (A Provincia de S.
Paulo, 25/11/1887). |
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1887
AO LADO: Autorizada pelo governo a construção de itens da ferrovia do Engenho (A Provincia de S.
Paulo, 5/7/1887). |
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1887
AO LADO: Locomotiva para o ramal ferreo da usina (A Provincia de S.
Paulo, 29/7/1887). |
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1887
AO LADO: A linha da Sucrerie inaugurada em 28 de novembro (A Provincia de S.
Paulo, 22/11/1887). |
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1898
AO LADO: Rendimento da estação de Lorena em 1897 (O Estado de S.
Paulo, 15/2/1898). |
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1927
AO LADO: Assalto ao trem em Lorena (O Estado de S.
Paulo, 3/2/1927).
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1931
AO LADO: Acidente em Lorena (O Estado de S.
Paulo, 5/11/1931). |
ACIMA: Durante a revolução de 1932, posam na laterla da estação : Tenente Itiberê Amaral, Capitão Luiz Phelippe de Albuquerque, Primeiro Tenente Bicudo de Castro, Major Zenobio da Costa, Tenente-Coronel Alvaro Dutra, Capitão Nelson Mello, Major Agricola Bethlem e Major Affonso Ribeiro (Revista da Semana, foto publicada em 8/10/1932, logo após o encerramento da revolução constitucionalista).
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1933
AO LADO: Reparos na estação (O Estado de S.
Paulo, 16/8/1933). |
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1934
AO LADO: Desastre e morte na estação (O Estado de S.
Paulo, 15/6/1934). |
ACIMA: Fotografia aérea de Lorena,
provavelmente ano de 1939. As setas indicam: amarela - usina
da Sucrerie; vermelha - estação ferroviária de
Lorena; azul - triângulo de reversão do ramal de Piquete
(Foto provavelmente do acervo do Instituto Geográfico e Geológico
da USP).
ACIMA: Estação e pátio nos anos 1930 . Ao fundo, junto à estação, o trem do ramal de Piquete. (Autor desconhecido).
ACIMA: O trem passa por Lorena (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Duas composições prontas para sair: a da esquerda,
para Piquete; a da direita, no ramal de São Paulo (AUTOR
E DATA DESCONHECIDOS).
ACIMA:
Lorena, 1953, na plataforma com (provavelmente) o DP-1
(Acervo Elcio Molinari).
ACIMA: Lorena, sem data e autor.
ACIMA: Comboio da MRS passa pela
estação de Lorena em 2015 (Foto Marco Giffoni).
(Fotos: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Fernando Marietan; Elcio Molinari; Marco Giffoni; Nelson Correa;
Renato Philippini; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Lorena, sem data. Foto cedida por Marco
Giffoni |
O trem de passageiros ao lado da estação, anos
1940. Foto cedida por Marco Giffoni |
A estação, nos anos 1970. O trilho que saía
para a esquerda era o início do ramal de Piquete. Foto
cedida por Marco Giffoni |
A estação em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 04/08/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação abandonada de Lorena, em março
de 2001. Foto Marco Giffoni |
A estação parcialmente recuperada em 30/09/2002.
Foto Nelson Correa |
A estação parcialmente recuperada em 30/09/2002.
Foto Nelson Correa |
A estação em final de reforma definitiva pela
Prefeitura em 18/02/2004. Foto Renato Philippini |
A estação reformada, em 06/2005. Foto Marco Giffoni |
A estação em 6/7/2014. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
19.06.2021
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