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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1955-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO PEDRO
DE CAMARGO
Município de Quintana, SP |
Linha-tronco oeste - km 518,692 |
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SP-0316 |
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Inauguração: 01.04.1955 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1955 |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: O posto de Engenheiro
Pedro de Camargo foi aberto em 1955 pela Paulista, provavelmente
para servir de posto de cruzamento. Não era mais citado nos relatórios
da Fepasa de 1986. Em 1995, a descrição de Hermes
Y. Hinuy com suas fotos (abaixo) diz que o posto deveria ser um
pouco à frente de onde ele tirou as fotos, visto haver no local
alguns trrilhos fixados no meio da via. Mas nem outra sombra de qualquer
posto ou estação. |
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A placa do km 518 mostra, na foto à esquerda,
que o posto era por aqui. Na verdade, depois, visto que o sentido
da foto é no de Panorama. Fotos de Hermes Y. Hinuy, em
30/12/1995 |
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Atualização:
26.07.2010
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