|
|
...
Eng. Pedro de Camargo
Herculândia
Parnaso
...
Tronco oeste CP - 1970
IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
HERCULÂNDIA
(antiga SANTANA)
Município de Herculândia, SP |
Linha-tronco oeste - km 525,887 |
|
SP-2001 |
Altitude: 481,110m |
|
Inauguração: 15.11.1941 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Herculândia foi aberta
em 1941 como Santana, seguindo o S do alfabeto da
Paulista.
O nome atual veio pouco tempo depois, homenageando o Prof. Herculano
de Freitas, da Faculdade de Direito da USP.
Em 1986, já desativada, a estação estava servindo como escola. Em
2006 já estava depredada e em ruínas, depois de ter
sido incendiada e seu teto ter cedido. "A estação de Herculândia
foi uma que me marcou muito, pois foi nessa cidade que meu pai iniciou
sua vida de casado. Naquela época, muitos anos atrás meus avós paternos
estavam ainda vivos e tudo indicava que o progresso da região era
o trem. Meu pai, nessa época muito jovem, chegou ver o leito dessa
ferrovia ser escavado, pois a linha passava por Herculãndia e ia
só até Tupã, e somente algum tempo depois foi que seguiu para a
frente. A estação durante anos ficou assim fechada mais com toda
estrutura em pé, inclusive o telhado. Mas em abril de 2006, quando
passei por lá , foi de dar dó; em ruínas, sem o telhado,
o mato parece engolir a estação" (Artur F. da Silva,
2006). "Hoje fui em Herculândia pegar alguns sacos de
sal(para gado) e aproveitei para tirar estas fotos da estação. Ela
não tem telhado e as paredes já estão começando a ruir"
(Otávio Barros, 14/1/2008).
Em outubro de 2017, o armazém seguia em mau estado. A estação
seguia arruinada, mas, mesmo assim, ocupada em parte por moradores.
ACIMA: A estação
anunciada no dia de sua inauguração: o nome é
Sant'Ana (Folha da Manhã, 15/11/1941)
ACIMA: Vista do trem, inteira e ainda funcionando,
a estação de Herculândia em julho de 1994 (foto
Jurandir Ferrari). .
ACIMA: A simpática casa que pertencia
ao agente da estação (quando esta tinha um) sobrevive
em razoavel estado, ocupada por uma família. A casa fica
atrás da estação, esta sim em ruínas
(Foto Rafael Correa, 22/11/2008).
(Fotos: Silvio Rizzo; Rafael Correa; Artur F. da
Silva; Otávio Barros; Hermes Y. Hinuy; Jurandir Ferrari;
Mário Favaretto; Fabio Vasconcellos; Folha da Manhã,
1941; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1920-69; FEPASA:
Relatório de Instalações fixas, 1986; IBGE,
1973; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Estação de Herculândia. Foto do relatório
de Instalações Fixas, FEPASA, 1986 |
A estação em 09/03/1995, ainda inteira. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação ainda inteira nos em julho de 1995.
Foto Artur F. da Silva |
Ai meu Deus! A estação já somente no esqueleto,
em 30/08/2001. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação não melhorou nada em 2004. Foto
Fabio Vasconcellos |
O armazem está em condições não
tão ruim, mas também está abandonado, em
2004. Foto Fabio Vasconcellos |
Ruínas da estação em 10/2009. Foto Mário
Favaretto |
O armazém em 10/2009. Foto Mário Favaretto |
A estação em 25/2/2017. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 25/2/2017. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
01.09.2021
|
|