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VXY Mogiana em MG
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Itobi
Engenheiro Röhe
Vila Costina
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ramal de Mococa-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1894-1954)
ENGENHEIRO RÖHE
Município de Itobi, SP
Ramal de Mococa - km 17,519 (1938)   SP-0315
Altitude: n/d   Inauguração: 01.10.1894
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal teve origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa, prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11 km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até Ribeiro do Vale, passou a fazer parte do ramal de Guaxupé e operou até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1894. Há indicações de que o nome do local teria sido Água Fria (vber caixa abaixo de 1894).

"Seu nome é uma homenagem a Cristiano Henrique Röhe (1842-1922), dinamarquês, engenheiro da Mogiana, casado com Luiza Nogueira. Uma das filhas do casal foi Ilse Röhe Whately, casada em 1912 com Mario Thomaz Whately, nascido em 1885 e emérito professor da Escola Politécnica. Tiveram grande e importante descendência" (Eduardo Roxo Nobre, agosto de 2008).

A estação foi suprimida pela Mogiana em 1954 (*RM-1954).


Em 1986, a estação já havia sido demolida (Relatório de instalações fixas da Fepasa, 1986).

Em 2004 ainda havia restos da antiga plataforma e ruínas do armazém de cargas da estação.

"Hoje, a vila ferroviária está praticamente destruída sobrando apenas uma casa, esta que está na foto ao fundo. Havia nesta vila ferroviária quatro casas no mínimo" (Humberto Jr e Ilsom Jr, 01/2006).

1892
AO LADO:
Estaria o anúncio de abertura sido cumprido? A Mogiana informa a data de inauguração para outubro de 1894, quase dois anos depois deste anúncio (O Estado de S. Paulo, 27/12/1892).
1894
AO LADO:
Teria sido Agua Fria o nome do local, ou da estação de Engenheiro Röhe? Fica a dúvida (O Estado de S. Paulo, 27/12/1892).
Da fazenda em Engenheiro Röhe, as lembranças de Capistrano de Abreu: "Bento de Carvalho e o genro Collet ofereceram-me, quando nos encontramos em São Vicente, a fazenda (...). De Caldas ao Engenho Rohe são poucas horas. Tudo isso me alegra (...)" Sim, ele escreveu Engenho Röhe e não Engenheiro, e sem o trema.
1921
AO LADO:
(De: Carta para Paulo Prado, enviada de Poços de Caldas em 13 de fevereiro de 1921).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1894 a 1954. Na foto à esquerda, o trem do ramal está chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 e em 1968 (Guias Levi).
(Fontes: Correspondência de Capistrano de Abreu, José Honório Rodrigues, volume 1, Rio de Janeiro, 1954; Humberto Jr e Ilsom Jr, 2006; Relatórios oficiais da Mogiana, 1880-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht; Eduardo Roxo Nobre, 2008)
     

Restos da plataforma da estação, em 2004, tendo ao fundo as ruínas do armazém de cargas. Foto Humberto Junior e Ilsom Junior

Ruínas do armazém de cargas, em 2004. Foto Humberto Junior e Ilsom Junior
 
     
     
Atualização: 20.11.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.