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Itobi
Engenheiro Röhe
Vila Costina
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ramal de Mococa-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1894-1954) |
ENGENHEIRO
RÖHE
Município de Itobi, SP |
Ramal de Mococa - km 17,519 (1938) |
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SP-0315 |
Altitude: n/d |
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Inauguração: 01.10.1894 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal teve
origem na Cia. Ramal Férreo do Rio Pardo, empresa particular aberta
em 1884 entre Casa Branca e São José do Rio Pardo, e adquirida em
junho de 1888 pela Cia. Mogiana, que a transformou no ramal de Mococa,
prolongando os seus trilhos em 1890 para atingir Canoas, estação 11
km à frente de Mococa e terminal do ramal. A partir de 1903, da estação
de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até
essa cidade. Em 1961, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas
foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa
também o foi. O que sobrou do ramal, de Casa Branca até Ribeiro do
Vale, passou a fazer parte do ramal de Guaxupé e operou até 1977,
quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo e Ribeiro do Valle
interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o trecho entre Casa
Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo espaço
de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1894. Há indicações de que o nome do local teria sido Água Fria (vber caixa abaixo de 1894).
"Seu nome é uma homenagem
a Cristiano Henrique Röhe (1842-1922), dinamarquês,
engenheiro da Mogiana, casado com Luiza Nogueira. Uma das
filhas do casal foi Ilse Röhe Whately, casada em 1912
com Mario Thomaz Whately, nascido em 1885 e emérito professor
da Escola Politécnica. Tiveram grande e importante descendência"
(Eduardo Roxo Nobre, agosto de 2008).
A estação foi suprimida pela Mogiana em 1954
(*RM-1954).
Em 1986, a estação
já havia sido demolida (Relatório de instalações fixas da Fepasa,
1986).
Em 2004 ainda havia restos da antiga plataforma e ruínas
do armazém de cargas da estação.
"Hoje,
a vila ferroviária está praticamente destruída sobrando
apenas uma casa, esta que está na foto ao fundo. Havia nesta vila
ferroviária quatro casas no mínimo" (Humberto Jr e Ilsom Jr,
01/2006).
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1892
AO LADO: Estaria o anúncio de abertura sido cumprido? A Mogiana informa a data de inauguração para outubro de 1894, quase dois anos depois deste anúncio (O Estado de S. Paulo,
27/12/1892). |
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1894
AO LADO: Teria sido Agua Fria o nome do local, ou da estação de Engenheiro Röhe? Fica a dúvida (O Estado de S. Paulo,
27/12/1892). |
Da fazenda em Engenheiro Röhe, as lembranças
de Capistrano de Abreu: "Bento de Carvalho e o genro Collet
ofereceram-me, quando nos encontramos em São Vicente, a fazenda
(...). De Caldas ao Engenho Rohe são poucas horas. Tudo isso
me alegra (...)" Sim,
ele escreveu Engenho Röhe e não Engenheiro, e sem
o trema. |
1921
AO LADO: (De: Carta para Paulo Prado, enviada de
Poços de Caldas em 13 de fevereiro de 1921). |
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1894 a 1954. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 e em
1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Correspondência de Capistrano de Abreu, José
Honório Rodrigues, volume 1, Rio de Janeiro, 1954; Humberto Jr e Ilsom
Jr, 2006; Relatórios oficiais da Mogiana, 1880-1969; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht; Eduardo Roxo Nobre, 2008) |
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Restos da plataforma da estação, em 2004, tendo
ao fundo as ruínas do armazém de cargas. Foto
Humberto Junior e Ilsom Junior |
Ruínas do armazém de cargas, em 2004. Foto Humberto
Junior e Ilsom Junior |
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Atualização:
20.11.2020
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