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Segunda Parada
Engenheiro São Paulo
Terceira Parada
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2016
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E. F. Central do
Brasil (1920-1975)
RFFSA (1975-c.1985) |
ENGENHEIRO
SÃO PAULO
Município de São Paulo, SP |
Ramal de São Paulo - km
497,314 |
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SP-0325 |
Altitude: 738 m |
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Inauguração: 10.09.1920 |
Uso atual: desconhecido (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi aberta
em 1920, para atender a eventuais passageiros, geralmente funcionários
da Central, dentro do que era o pátio de cargas (afastado) da estação
do Norte (hoje Roosevelt).
O nome homenageava um ajudante da 5ª divisão da Central do Brasil,
João José de São Paulo. Fica hoje no que hoje se chama "pátio
Bresser", ao lado da estação Bresser do metrô.
O pequeno prédio que servia de estação de passageiros até cerca de
vinte anos atrás está hoje no centro da linha, em ruínas, sem cobertura
de plataforma. Antes, ele deveria ter acesso por cima, por passarelas.
Em 1960, o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil relatava
que essa estação "Não realiza serviços de passageiros,
não recebe nem efetua despachos de bagagens. Realiza todo o serviço
de contato com a EFSJ e o intercâmbio de veículos. Efetua serviço
de coleta e entrega a domicílio".
ACIMA: Incêndio na estação em 1936 - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM TODA (Correio de S. Paulo, 6/6/1936).
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1938
À ESQUERDA: Desastre
sem vítimas no pátio da estação
(O Estado de S. Paulo, 29/12/1938).
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1939
À ESQUERDA: Falta
de vagões na estação (O Estado
de S. Paulo, 29/3/1939).
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1941
À ESQUERDA: Mercadorias estragam na estação
(O Estado de S. Paulo, 17/1/1941). |
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1942
À ESQUERDA: Falta de vagões na estação
(O Estado de S. Paulo, 23/5/1942). |
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1942
À ESQUERDA: Incêndio em vagão na estação
(O Estado de S. Paulo, 25/8/1942). |
ACIMA: Cabine de chaves do pátio de
Eng. São Paulo provavelmente anos 1950 (Acervo Alex Ibrahim).
ACIMA: O pátio nos anos 1970 (Foto Alex Ibrahim).
ACIMA: Pátio da estação em 2006 (Foto Leonardo Lahuerta).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Leonardo Lahuerta; Alex
Ibrahim; João Gabriel; O Estado de S. Paulo, 1938, 1939; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação teria sido este prédio? Foto
João Gabriel em 9/2010 |
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Atualização:
21.09.2019
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