|
|
...
(1886-1929)
Brotas-velha
Espraiado-velha
Canela-velha
...
ramal de Jaú - 1910
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1896-1931) |
ESPRAIADO-VELHA
Município de Brotas, SP |
Ramal de Jaú - km 37,509 |
|
SP-0356 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.12.1896 |
Uso atual: provavelmente demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jaú foi construído pela Cia. Rio-clarense entre 1885 e 1887, ligando
a estação original de Visconde do Rio Claro a Jaú. Entre 1929 e 1931,
já com a Paulista, esse ramal sofreu uma retificação entre as estações
de Campo Alegre e de Dois Córregos, mantendo apenas a estação de Torrinha
em seu lugar entre os dois extremos da obra. Em 1941, o ramal foi
totalmente reformulado e teve a bitola ampliada e foi eletrificado,
além de ter sido juntado com os ramais de Agudos e de Bauru para formar
o tronco oeste da Paulista. Nos anos 70, o nome ramal de Jaú ainda
persistia nos horários de trens do Guia Levi, apesar de oficialmente
não existir mais a denominação. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta em 1896,
a estação original de Espraiado foi uma das primeiras da linha
a ser construída depois que a Paulista comprou a Rio-Clarense dos
ingleses, em 1892.
Em 1895, foi anunciada sua construção (ver caixa abaixo, de 1895).
Em 1897, foi criada na estação uma
agência de correios (OESP, 22/11/1897).
Em 1898, festa
na estação: por ali passou e desceu o Sr. Campos
Salles, presidente eleito da República que tomaria posse
em 15 de novembro daquele ano (OESP, 22/9/1898).
Em 1901, uma
revolta do destacamento militar de Brotas, contra o delegado
da cidade, teve uma fuga com embarque nessa estação
(OESP, 4/3/1901).
Em 1909, notícias de que
a Sorocabana pretendia unir a cidade de São Pedro,
então terminal do ramal de Piracicaba dessa ferrovia,
à estação do Espraiado, fato que
jamais ocorreu (OESP, 6/10/1909).
Em 1931, a estação foi desativada, e a linha, retirada.
Uma nova estação de Espraiado foi construída num enorme aterro
ao lado da nova variante.
(Veja também ESPRAIADO-NOVA)
1895
À DIREITA: É anunciada a construção da estação do Espraiado (OESP, 9/8/1895).
|
|
1916
À DIREITA: Problemas com falta de cuidado do maquinista
ao parar na estação em 1916 (OESP, 7/10/1916).
|
|
|
|
|
|
A estação em 1918. Álbum dos 50 anos da
Paulista |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.12.2020
|
|