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RFFSA (1976-1994)
CPTM (1994-) |
ESTUDANTES
Município de Mogi das Cruzes, SP |
Ramal de São Paulo - km |
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SP-0346 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.11.1976 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1976 |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia
ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do
tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no
terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte,
com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro
trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho
todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho
entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980,
pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos
provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte
de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do
Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária
da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal,
continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro
II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Estudantes, projetada para atender aos estudantes da Universidade
de Mogi das Cruzes, está colocada quase na frente da faculdade.
Foi construída em tempo recorde, iniciada em meados de 1976 e entregue
em novembro do mesmo ano, com festas e a presença do ministro dos
Transportes e do Governador Paulo Egydio Martins. "Com a
nova estação, os estudantes poderão descer praticamente às portas
da Universidade; eles hoje têm de percorrer quase 2 km em ônibus
ACIMA: A estação de Estudantes, em foto
publicada em 23/11/1977 (Revista VEJA, 1977). ABAIXO: Trem da RFFSA
nas plataformas da estação, sem data (Foto José
E. Buzelin).
ou
táxis que além de difíceis oneram mais ainda o orçamento dos estudante".
Hoje atende aos trens da CPTM e é o ponto extremo dos trens metropolitanos
da região leste. A prefeitura, reclamando do movimento de trens fechando
as passagens de nível várias vezes por dia no centro
de Mogi das Cruzes, quando os trens da CPTM deixam a estação
central da cidade para se dirigirem a Estudantes, estava pleiteando
no início de 2005 que os trens somente passassem a seguir para
Estudantes nos horários de pico, mais usados pelos estudantes,
para aliviar o tráfego da cidade nos outros horários,
quando o destino final dos trens metropolitanos seria a estação
de Mogi. No entanto, os trens continuavam em 2015, dez anos
mais tarde, seguindo até a estação.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre
Giesbrecht; José E. Buzelin; Alberto del Bianco; Antonio A.
Gorni; Revista Ferroviária, 1976; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação recém inaugurada, em 1976, com
um TUE Alvorada chegando à plataforma. Foto Alberto del
Bianco |
A plataforma da estação de Estudantes, em um domingo,
24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 18/06/2005. Foto Antonio A. Gorni |
A estação em janeiro de 2015. Foto Alexandre Giesbrecht |
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Atualização:
25.01.2015
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