|
|
...
Estudantes
César de Souza
Sabaúna
...
ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
|
|
|
|
|
E. F. Central do
Brasil (1893-1975)
RFFSA (1975-1998) |
CEZAR
DE SOUZA
Município de Mogi das Cruzes, SP |
Ramal de São Paulo - km
444,958 |
|
SP-1131 |
Altitude: 649 m |
|
Inauguração: 01.01.1893 |
Uso atual: escritório da Dicimol (2003) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cezar de Souza foi inaugurada em 1893, já pela Central do
Brasil. Homenageia João Augusto Cezar de
Souza, chefe da 5a
divisão da Central em 1890. Deu origem ao bairro com o mesmo nome.
O prédio atual parece ter sido inaugurado em 1921, segundo
algumas fontes.
Em 2003, ali se carregava e descarregava cimento e, um pouco antes
da estação, saía um ramal que seguia para a fábrica
da Villares. O prédio servia de escritório para
a empresa Dicimol, uma distribuidora de cimento.
Em maio de 2023, a Revista Ferroviária escrevia que havia planos e projetos para construir uma nova estação no bairro para atender a CPTM. Não que isso não havia sido falado nos anos anteriores. Um dos fatores que emperravam um novo prédio para atender passageiros era, como sempre, a burocracia: a linha não era da CPTM após a estação anterior que hoje é a terminal do ramal, a de Estudantes: certamente o bairro tinha agora mais população e passageiros em potencial do que existiam nos anos 1980, quando a estação foi fechada.
|
1925
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 23/9/1925).
|
|
1927
AO LADO: Acidente com ferido na estação (O Estado de
S. Paulo, 24/3/1927). |
|
1931
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 10/7/1931).
|
ACIMA: Propaganda de loteamento em 1954,
tendo a estação de Cezar de Souza como referência
- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ANUNCIO TODO (O Estado de
S. Paulo, 8/8/1954).
ACIMA: Estação e pátio
de Cezar de Souza em janeiro de 2009 (Foto Felipe Marques).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2000 e 2005; Van Gomes, 2010; Ricardo
Koracsony, 2003; Alberto del Bianco, 1980; José E. Buzelin, 2003; Felipe
Marques, 2009; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1954; Revista Ferroviaria, 2023; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação por volta de 1980. Foto Alberto del
Bianco |
Em 28/10/2000, a estação de Cezar de Souza. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Em 28/10/2000, a estação de Cezar de Souza. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2003. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 2003. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 31/10/2003, dia em que partiu a viagem
experimental do trem Cesar-Guararema da ANPF. Foto José
E. Buzelin |
A estação em 10/2010. Foto Van Gomes |
A estação em 10/2010. Foto Van Gomes |
|
|
|
|
|
Atualização:
17.05.2023
|
|