A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Estudantes
César de Souza
Sabaúna
...

ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
E. F. Central do Brasil (1893-1975)
RFFSA (1975-1998)
CEZAR DE SOUZA
Município de Mogi das Cruzes, SP
Ramal de São Paulo - km 444,958   SP-1131
Altitude: 649 m   Inauguração: 01.01.1893
Uso atual: escritório da Dicimol (2003)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1921
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cezar de Souza foi inaugurada em 1893, já pela Central do Brasil. Homenageia João Augusto Cezar de
Souza
, chefe da 5a divisão da Central em 1890. Deu origem ao bairro com o mesmo nome.

O prédio atual parece ter sido inaugurado em 1921, segundo algumas fontes.

Em 2003, ali se carregava e descarregava cimento e, um pouco antes da estação, saía um ramal que seguia para a fábrica da Villares. O prédio servia de escritório para a empresa Dicimol, uma distribuidora de cimento.

Em maio de 2023, a Revista Ferroviária escrevia que havia planos e projetos para construir uma nova estação no bairro para atender a CPTM. Não que isso não havia sido falado nos anos anteriores. Um dos fatores que emperravam um novo prédio para atender passageiros era, como sempre, a burocracia: a linha não era da CPTM após a estação anterior que hoje é a terminal do ramal, a de Estudantes: certamente o bairro tinha agora mais população e passageiros em potencial do que existiam nos anos 1980, quando a estação foi fechada.

1925
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 23/9/1925).

1927
AO LADO:
Acidente com ferido na estação (O Estado de S. Paulo, 24/3/1927).

1931
AO LADO:
Descarrilamento próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 10/7/1931).

ACIMA: Propaganda de loteamento em 1954, tendo a estação de Cezar de Souza como referência - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ANUNCIO TODO (O Estado de S. Paulo, 8/8/1954).

ACIMA: Estação e pátio de Cezar de Souza em janeiro de 2009 (Foto Felipe Marques).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2000 e 2005; Van Gomes, 2010; Ricardo Koracsony, 2003; Alberto del Bianco, 1980; José E. Buzelin, 2003; Felipe Marques, 2009; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1954; Revista Ferroviaria, 2023; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação por volta de 1980. Foto Alberto del Bianco

Em 28/10/2000, a estação de Cezar de Souza. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 28/10/2000, a estação de Cezar de Souza. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2003. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 2003. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 31/10/2003, dia em que partiu a viagem experimental do trem Cesar-Guararema da ANPF. Foto José E. Buzelin

A estação em 10/2010. Foto Van Gomes

A estação em 10/2010. Foto Van Gomes
 
     
Atualização: 17.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.