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E. F. Dom Pedro
II (1878-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ANTONIO
CARLOS (antiga SÍTIO)
Município de Antonio Carlos , MG |
Linha do Centro - km 363,275 (1928) |
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MG-0371 |
Altitude: 1.039 m |
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Inauguração: 21.10.1878 |
Uso atual: restaurada; uso desconhecido (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sitio foi inaugurada em 1878.
Daqui saía, desde 1881, um dos entroncamentos da linha do
Paraopeba, da antiga E. F. Oeste de Minas, que, a partir de 1931,
foi encampada pela Rede Mineira de Viação (RMV). Este
ramal tinha a bitola de 0,76 m e parte dele encontra-se em operação
até hoje, entre Tiradentes e São João
D'El Rey, para fins turísticos.
O povoado em volta da estação ferroviária do Sítio fazia parte
do distrito de Bias Fortes, município de Barbacena.
Em 1910, a capela do Sítio foi elevada a curato, desmembrada
da Matriz de Barbacena. Já em 1938, o distrito de Bias Fortes
recebeu o nome do povoado que lhe pertencia, passando a chamar-se
Sítio. (Nota: Max Vasconcellos afirma que em 1928 a
estação servia ao distrito de Santo Antonio da Ibertioga,
enquanto o distrito de Bias Fortes era atendido pela estação
seguinte, Sá Fortes). Em 1948 é elevado à categoria
de município, com a denominação de Antônio Carlos, renomado
filho da cidade, desmembrando-se de Barbacena. Com isso o nome
da estação também mudou para Antonio Carlos,
homenagem ao antigo Interventor do Estado.
A estação fechou definitivamente em 1982, mas ainda
se conservava de pé em 2018, inclusive com o marco zero da EFOM e sua
caixa d'água.
ACIMA: Tentativa de assassinato na estação de Sitio em 1937 (Correio de S. Paulo, 29/1/1937).
ACIMA: A locomotiva # 41 da antiga Estrada
de Ferro Oeste de Minas, já como RFFSA nesta foto de 10 de
agosto de 1978, prepara-se para partir rumo a Aureliano Mourão,
na estação de Antonio Carlos. Notar do outro lado, na
outra plataforma, dois vagões na linha de bitola larga da Linha
do Centro (Foto K. R. Chester, Acervo Thomas Correa).
ACIMA: (CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VE-LA EM TAMANHO MAIOR) O pátio da
estação de Antonio Carlos ainda com as linhas da Central
do Brasil (bitola larga) e da EFOM (linhas de 0,76 m e também
bitola mista). E´poca não definida. Reparar o girador em "bitolinha" (à
esquerda na figura) (Cessão Flávio Cavalcanti).
(Fontes: Marco Giffoni; A. C. Belviso;
Flávio Cavalcanti; Nilson Rodrigues; Bruno Nascimento Campos; K. R. Chester; Thomas Correa; Preserve; www.juizdeforaconvention. com.br;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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Estação de Sítio em 1908. Foto cedida por
Marco Giffoni |
A estação de Sítio, sem data. Foto Preserve |
A estação de Antonio Carlos, em julho de 1980.
Foto cedida por A. C. Belviso |
Estação de Antonio Carlos em seu último
dia de operação, em 1982. Foto Nilson Rodrigues |
A estação, lado da Linha do Centro. Foto Bruno
Nascimento Campos, em 01/2004. |
A estação, lado da Linha do Centro. Foto Bruno
Nascimento Campos, em 01/2004. |
A estação em outubro de 2018. Foto Ludmila Albuquerque |
A estação em outubro de 2018. Foto Ludmila Albuquerque |
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Atualização:
09.10.2019
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