A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Antonio Carlos
Doutor Sá Fortes
Barbacena
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

Linha do Centro - 1931
...

 
E. F. Central do Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1996)
DR. SÁ FORTES (antiga REGISTRO)
Município de Antonio Carlos, MG
Linha do Centro - km 368,426 (1928)   MG-0429
Altitude: 1.039 m   Inauguração: 15.08.1897
Uso atual: abandonada (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Doutor Sá Fortes foi inaugurada em 1897, com o nome de Registro.

Em 4 de setembro de 1899 o posto foi elevado a estação, ainda com o nome original (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 489).

O seu nome atual (que já estava adotado em 1928, segundo Max Vasconcellos) deriva do dr. Carlos de Sá Fortes, fazendeiro do local na época da construção da linha.

"A estação, hoje, está abandonada, não havendo forma alguma de monitoramento que previna o uso do espaço por moradores de rua em busca de abrigo. As pichações estão presentes, a tinta desbotou, e parte das telhas que permanece no local apresenta risco iminente de queda" (Condensado de A Tribuna de Minas, 6/12/2006). Em 2019 permanecia em péssimo estado.

A estação tem o mesmo nome do distrito, hoje pertencente ao município de Antonio Carlos.


ACIMA: A estação em 8/10/2019 (Foto Alex de Lima).

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; A Tribuna de Minas, 2006; Memória Histórica da EFCB, 1908; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação de Sá Fortes, em 03/2001. Foto Jorge A. Ferreira

AA estação em 02/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 07/2011. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em outubro de 8/10/2019. Foto Alex de Lima
   
     
Atualização: 12.10.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.