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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Francisco Bernardino
Barbosa Lage
Setembrino de Carvalho
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1927-1975)
RFFSA (1975-1996)
BARBOSA LAGE
Município de Juiz de Fora, MG
Linha do Centro - km 283,199 (1928)   MG-0374
    Inauguração: 1927
Uso atual: ponto de ônibus   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barbosa Lage foi inaugurada em 1927. É apenas uma plataforma com uma cobertura, que, como tem a rua do outro lado, passou a servir de ponto de ônibus. Seu nome homenageia o Coronel Manuel Vidal Barbosa Lage, um dos fundadores da E. F. Juiz de Fora ao Piau, mais tarde incorporada

ACIMA: Próximo à estação de Barbosa Lage, passageiros do trem Xangai, nos anos 1960-70, observam um Gordini apanhado por um trem pouco antes (Acervo Diário da Tarde). ABAIXO: A estação ainda ali em 2010, seu pátio e a chegada de uma triplex da MRS (Foto Jorge A. Ferreira).
pela Leopoldina e extinto, como ramal, em 1974. A estrada de rodagem que acompanha a linha onde está a estação originalmente era o prolongamento da famosa União e Indústria, estrada aberta em 1861 para ligar Petrópolis a Juiz de Fora. Foi uma das paradas do famoso trem Xangai, que existiu até 1996. A estação ainda existe em 2011, sem desvios (ela os tinha anteriormente), e é apenas um ponto de passagem de trens cargueiros.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Diario da Tarde, sem data)
     

A parada nos anos 1990. Foto Gutierrez L. Coelho

A parada, em 02/2002. Foto Jorge A. Ferreira
 
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.