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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Até 1970:
Hermillo Alves
Carandaí
Herculano Penna
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A partir de 1970:
Ilídio
Carandaí
Herculano Penna
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Dom Pedro II (1881-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARANDAÍ
Município de Barbacena, MG (1881-1924);
Município de Carandaí, MG (1924-)
Linha do Centro - km 419,697 (1928)   MG-0405
Altitude: 1.057 m   Inauguração: 28.10.1881
Uso atual: uso desconhecido (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carandaí foi inaugurada em 1881.

"A cidade começou com uma igreja e dois sobrados laterais, construídos pelo Barão de Santa Cecília, que ali se fixara com seus escravos. O povoado começou a desenvolver-se realmente em 1881, quando foi atingido pelos trilhos da estrada de ferro, que deveriam chegar até Ouro Preto, então capital da Província. Durante 8 anos, que se gastaram na construção de um pontilhão, ficou sendo no município o ponto final da ferrovia. Nesse período Carandaí era ponto de convergência de mercadorias que, vindas do interior em lombo de animais ou carros de bois, se destinavam à Capital do País, ou desta para Ouro Preto e outras cidades da região. Ali permaneciam os tropeiros diversos dias à espera de novas cargas para regressar. Nessa época a cidade chegou a possuir quatro hotéis" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXIV, IBGE, 1958, p. 362).

O então bairro de Carandaí tornou-se município em 1924.

Em 1950 foi inaugurada a variante entre as estações de Barbacena e Carandaí, via Simão Tamm, já que o traçado original via Ressaquinha era muito sinuoso e de rampas fortes. A estação, então, mudou de lugar - não para muito longe - e um novo prédio foi construído.

Os trens de passageiros ainda chegaram a Carandaí pela linha velha até 1970, quando somente a variante, pronta desde 1950, passou a ser utilizada.

1881
AO LADO:
Não consegui a confirmação de que esta visita realmente tenha ocorrido na época. A estação, no entanto, foi inaugurada em outubro desse ano (O Estado de S. Paulo, 28/1/1923).
ACIMA: Tabela de horários entre Barbacena e Carandahy na inauguração da estação em 1881 (O Globo, 22/10/1881).
1882
AO LADO: Acidente em Carandaí (A Provincia de S. Paulo, 01/08/1882).

1923
AO LADO:
Acidente na estação de Carandahy (O Estado de S. Paulo, 28/1/1923).

1924
AO LADO:
Acidente na estação de Carandahy (O Estado de S. Paulo, 12/4/1924).

1939
AO LADO:
Acidente a meio caminho entre as estações de Hermillo Alves e de Carandahy (O Estado de S. Paulo, 23/2/1939).

ACIMA: A locomotiva a vapor cruza a cidade de Carandaí, ainda nos tempos da linha velha, talvez anos 1940 (Acervo André Araújo).

ACIMA: Provavelmente por volta de 1940, o trem na estação de Carandaí - ainda com "ahy" (Cessão Hugo Caramuru).

ACIMA: Placa da estação Carandaí em 12/01/2020. (Foto Julio C. Alves).

(Fontes: Alexandre Almeida; André Araújo; José Emilio Buzelin; Pedro Paulo Rezende; O
Estado de S. Paulo, 1923, 1924 E 1939; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

Ao fundo, à direita, a estação antiga de Carandaí, por volta dos anos 1930. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

A estação atual de Carandaí, em 1998. Foto José Emilio Buzelin

A estação em 2008.
Foto André Araújo

A estação em 2008. Foto André Araújo

A estação de Carandaí em 20/6/2010. Foto Alexandre Almeida

A estação de Carandaí, em 03/11/2015. Foto Fernando Marietan
     
Atualização: 21.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.