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E. F. Central do
Brasil (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ILÍDIO
Município de Carandaí, MG |
Variante do Carandaí - km
426 |
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MG-3899 |
Altitude: - |
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Inauguração: 29.03.1950 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
variante do Carandaí. ligando as estações de
Barbacena e Carandaí, na linha do Centro da EFCB, foi aberta
em 1950 para substituir a linha antiga, muito acidentada naquele trecho.
Essa linha velha ainda ficou ativa como uma alternativa até
os anos 1970 e aí foi erradicada. A variante permanece hoje
como parte da Linha do Centro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
não consta na relação do Guia Geral de 1960,
mas teria sido inaugurada em 1950.
"Ao chegar próximo ao Km 426 me deparei com uma cruz metálica
bem confeccionada, fixada em um pedestal de concreto, também bem construído.
Nesta cruz foi colocada uma pequena placa metálica, imagino ter aproximadamente,
80mm x 40mm, onde foram inseridos dados, os quais foram perdidos devido
alguém ter pintado. O local é conhecido como Ilídio conforme um transeunte
me informou" (José Henriques, 05/2007). Certamente
o local da estação, que nunca teve um prédio,
apenas uma parede sustentando um telhadinho, como se vê na foto
abaixo.
"Estive correndo uns trecho da variante Barbacena a Carandaí
por esses dias e acabei encontrando a tal parada Ilídio. Fica pouco
antes do Km 425 e calculei como sendo 424+850, mais ou menos. O acesso
se dá pela linha, ou por dentro de uma fazenda. Preferi ir pela linha
a partir de uma PN sinalizada pela MRS como "Ilídio Superior", indicando
que por ali se chega na chave superior do pátio. A estação fica para
o lado oposto, caminhando-se uns 500 metros no sentido de "Ilídio
Inferior". No local temos uma amplo desvio, onde a MRS estaciona vagões
hoppers HAS e HAT sem uso no momento. Alguns raros HAS da CSN trazem
placa de fabricação de 1946 e 1966. Raridades! Ilídio fica na área
rural de Carandaí, MG. O silêncio do local só é quebrado pela passagem
de algum trem, ou de mugidos de vacas nos pastos. É um local encantador.
Não fui até o local exato onde correu o trágico encontro do trem Vera
Cruz com um minério vazio na madrugada de 21 Setembro de 1976. O desastre
se deu no Km 426, onde dizem existir um memorial aos mortos no acidente.
Em outra ocasião pretendo caminhar até lá para registra o local. A
parada é do mesmo tipo existente em toda a variante" (Pedro
Resende, 5/8/2017).
ACIMA: O desastre com mortes na estação de Ilidio em 1976 matou muita gente e provocou a suspensão do trem Vera Cruz por pelo menos quatro anos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 21/9/1976).
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1976
AO LADO: O desastre com mortes na estação de Ilidio em 1976 matou muita gente; apesar do que diz a reportagem ao lado, o Vera Cruz deixou de circular pelos quatro anos seguintes - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 22/9/1976). |
(Fontes: Pedro Paulo Resende; José Henriques;
Jornal do Brasil, 25/3/1950; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80) |
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Restos da parada em julho de 2017. Foto Pedro Paulo Resende |
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Atualização:
07.03.2019
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