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E. F. Central do
Brasil (1943-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CERRADÃO
Município de Corinto, MG |
Linha do Centro - km 840,470 (1960) |
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MG-0413 |
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Inauguração: 01.01.1943 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cerradão foi inaugurada em 1943. Em 1960 era uma
parada (PE). Já foi demolida, sobra apenas a plataforma. "Recordo-me
da dureza que foi encontrar Cerradão. A estrada que vai a Corinto
passa pouco mais de 50 m atrás das mangueiras da foto, mas não há
nada que indique a estação. Pedimos ajuda nas proximidades de Corinto
e alguém disse que poderia ser bem atrás de um motel na estrada, mas
outros disseram ser mais abaixo. Ao chegar no motel, vimos uma porteira,
mas estava fechada a cadeado e havia cães na área, por isso resolvemos
seguir mais adiante e tentar a outra entrada. Seguimos pela beira
da linha com jipe até onde foi possível, mas tivemos que parar cerca
de 1 km depois porque havia bueiros impedindo a passagem. Assim caminhamos
pelo leito por mais de 4km, sob um calor de matar, sem água. No caminho
só havia pasto seco e cerrado. Literalmente o lugar é um cerradão
sem fim. Estávamos cansados e contávamos os postes das marcações de
100m um a um na ãnsia de chegarmos. E lá encontramos só escombros.
O pior foi caminhar tanto para estar bem atrás de onde paramos"
(Pedro Paulo Resende, 11/2003).
(Fontes: Pedro Paulo Resende, 2003; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A velha plataforma, em 2003. Foto Pedro Paulo Resende |
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Atualização:
14.01.2012
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