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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Osório de Almeida
Cerradão
Corinto
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1943-1975)
RFFSA (1975-1996)
CERRADÃO
Município de Corinto, MG
Linha do Centro - km 840,470 (1960)   MG-0413
    Inauguração: 01.01.1943
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cerradão foi inaugurada em 1943. Em 1960 era uma parada (PE). Já foi demolida, sobra apenas a plataforma. "Recordo-me da dureza que foi encontrar Cerradão. A estrada que vai a Corinto passa pouco mais de 50 m atrás das mangueiras da foto, mas não há nada que indique a estação. Pedimos ajuda nas proximidades de Corinto e alguém disse que poderia ser bem atrás de um motel na estrada, mas outros disseram ser mais abaixo. Ao chegar no motel, vimos uma porteira, mas estava fechada a cadeado e havia cães na área, por isso resolvemos seguir mais adiante e tentar a outra entrada. Seguimos pela beira da linha com jipe até onde foi possível, mas tivemos que parar cerca de 1 km depois porque havia bueiros impedindo a passagem. Assim caminhamos pelo leito por mais de 4km, sob um calor de matar, sem água. No caminho só havia pasto seco e cerrado. Literalmente o lugar é um cerradão sem fim. Estávamos cansados e contávamos os postes das marcações de 100m um a um na ãnsia de chegarmos. E lá encontramos só escombros. O pior foi caminhar tanto para estar bem atrás de onde paramos" (Pedro Paulo Resende, 11/2003).
(Fontes: Pedro Paulo Resende, 2003; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A velha plataforma, em 2003. Foto Pedro Paulo Resende
   
     
     
Atualização: 14.01.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.