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E. F. Central do
Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CROCKAT
DE SÁ (antiga BOCAINA)
Município de Ouro Preto, MG |
Linha do Centro - km 491,750 (1928) |
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MG-1335 |
Altitude: 1.016 m |
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Inauguração: 03.11.1897 |
Uso atual: abandonada (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali construída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
chamava-se Bocaina quando foi inaugurada, em 1897.
Mais tarde
recebeu o nome de Crockat de Sá, homenageando João Crockat de Sá Pereira de Castro, diretor da EFCB em 1891. O prédio ainda estava de pé em 2010.
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AO LADO: Biografia de Crockat de Sá ( Folha de S. Paulo, anos 1960).
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1906
AO LADO: Acidente próximo a Crockat de Sá, no km 493 (O Estado de S. Paulo, anos 1960). |
(Fontes: Robson Daniel; Marcelo Lordeiro;
Folha de S. Paulo, 31/10/1961; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928) |
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A estação de madeira, em foto do início
do século 20. Foto cedida por Marcelo Lordeiro, Rio de
Janeiro, RJ |
A estação em 2010. Foto Robson Daniel |
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Atualização:
11.04.2022
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