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E. F. Dom Pedro
II (1886-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LOBO
LEITE
(antiga SOLEDADE e CONGONHAS)
Município de Congonhas do Campo, MG |
Linha do Centro - km 483,013 (1928) |
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MG-0434 |
Altitude: 889 m |
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Inauguração: 25.08.1886 |
Uso atual: "espaço multi-uso"
(2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1886 com o nome de Soledade. Mais tarde,
passou a se chamar Congonhas, pelo fato de estar neste município.
O nome de Lobo Leite foi dado em 1907 (Diário Oficial
de 28/08/1907) e homenageou o chefe de prolongamento da estrada
em 1884, Engenheiro Francisco Lobo Leite Pereira. A estação
foi restaurada e está sem uso conhecido para mim. Em abril
de 2013, passou a ser um telecentro e uma sala multiuso voltada à
população de Lobo Leite, com 700 habitantes.
(Fontes: José Emílio Buzelin; Luiz
Eduardo P Oliveira; Elias Torrent; Gutierrez L. Coelho; http://www.em.com.br;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; I Centenário das Ferrovias Brasileiras, 1954, pág.
293; Impressões do Brasil no Século XX, 1913; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação ainda como Congonhas em 1910. Foto do
livro Impressões do Brasil no Século XX
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A estação, talvez anos 1910. Acervo J. H. Buzelin |
A estação em 12/1998. Foto José Emilio
Buzelin |
A estação em 12/1998. Foto José Emilio
Buzelin |
A estação de Lobo Leite em 28/9/2008. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 2013. http://www.em.com.br/ |
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Atualização:
10.07.2023
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