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FCA (1997) |
CURVELO-NOVA
Município de Curvelo, MG |
Variante de Curvelo - km |
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MG-0422 |
Altitude: |
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Inauguração: 1997 |
Uso atual: FCA (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1997 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Curvelo-nova foi inaugurada em 1997. Desde esse ano, os
trilhos foram retirados da estação antiga, no centro
da cidade. A nova variante construída passa por fora da cidade. O prédio da nova estação servia em 2009
como estação para a FCA.
"Foi o primeiro
trecho a ser construido pela iniciativa privada no pais, depois
das privatizações. A obra foi tocada em parte pelo Exército.
O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou o trecho
a bordo de um trem da ABPF, com a loco 1424. Foi construida
uma nova estação na entrada da cidade. A variante foi muito
mal construida e afastou-se muito pouco da linha velha: em alguns lugares não passa de 200
metros" (Pedro Paulo Resende, 2003).
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À ESQUERDA: Pátio ferroviário
de Curvelo-nova: a estação, aberta em 1997, já
está abandonada: não tem função
(Foto Gutierrez L. Coelho em 11/4/2009). |
ACIMA: Não é muito fácil, devido ao contraste das cores, mas neste mapa do Google de 2022, pode-se ver a linha atual que passa no município de Curvelo em cor cinza claro e o ribeirão Santo Antonio em azul. O rio citado cruza a rodovia 135 e depois a 259, passando ao lado do Hospital Santo Antonio e finalmente o bairro Bandeirantes. Já a linha férrea em cinza vem do sul seguindo como demarcador do bairro Maria Amalia e cruzando a rodovia 259, acompanhando de perto o rio e separando se e afastando-se deste, seguindo para o norte. Reparar, a sudeste, a praça onde parava na linha original o trem da EFCB até os anos 1990 (Praça da Estação)(Google Maps, em 27/7/2022).
(Fontes: Pedro Paulo Resende, 2003; Décio Marques,
2003; Gutierrez L. Coelho, 2009); Enciclopedia dos Municipios do Brasil, vol. x, pags. 155-156; |
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A estação de Curvelo-nova, em 2003. Foto cedida
por Pedro Paulo Resende |
Pátio e estação em 2003. Foto Décio
Marques |
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Atualização:
27.07.2022
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