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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Nova Granja
Doutor Lund
Pedro Leopoldo
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1895-1975)
RFFSA (1975-1996)
DOUTOR LUND
(antiga HORTA VELHA)
Município de Pedro Leopoldo, MG
Linha do Centro - km 642,504 (1928)   MG-0420
Altitude: 691 m   Inauguração: 15.02.1895
Uso atual: em pé, uso desconhecido (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Horta Velha foi inaugurada em 1895.

Na primeira década do Século XX passou a ser chamada de Dr. Lund (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 517).

Por ali passa atualmente linha de bitola mista (métrica e larga, 1,60m). O prédio da estação foi restaurado em 1988, "para restaurar parte da história ferroviária".

1924
AO LADO:
Moradores da região têm medo enchentes (O Estado de S. Paulo, 25/1/1925).

ACIMA: A Estação do Barreiro por volta de 1988 - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (RFFSA).


ACIMA: Motivos para a restauração da estação de Doutor Lund em 1988 - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (RFFSA).
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(Fontes: Henrique Castro; Jonathan Sobral; Flávio Francesconi; Manuel Fernandes Figueira: Memória Histórica da EFCB, 1908; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação em 15/07/2001. Foto Flávio Francesconi

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2009. Foto Henrique Castro
   
     
Atualização: 29.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.